Promoção da SeCult oferece convites para estreia de O Contestado – Restos Mortais
Será lançado no shopping Beiramar de Florianópolis nesta segunda-feira, 15 de outubro, às 21 horas, o filme “O Contestado – Restos Mortais”, de Sylvio Back. A Secretaria de Cultura (SeCult) e a UFSC são apoiadoras da obra. Para o lançamento, a SeCult recebeu 14 convites com direito a acompanhante, que serão disponibilizados para alunos regularmente matriculados na UFSC. As 14 primeiras pessoas que comparecerem à SeCult poderão levar as entradas.
Para retirar o ingresso basta apresentar o atestado de matrícula referente ao segundo semestre de 2012. A promoção é válida para os acadêmicos dos quatro campi da UFSC, Florianópolis, Araranguá, Joinville e Curitibanos. O horário de atendimento na SeCult é de 8h às 12h e das 14h às 18h.

A reitora Roselane Neckel recebeu o cineasta Sylvio Back na manhã desta segunda-feira. Foto: Wagner Behr
O cineasta Sylvio Back se encontrou na manhã desta segunda-feira com a reitora Roselane Neckel. A produção do filme tem como assistente de direção Zeca Pires, do Departamento Artístico Cultural.
Sobre o filme – Tema já tratado ficcionalmente pelo autor em “A Guerra dos Pelados” (1971), hoje um épico “clássico” sobre a questão fundiária no Brasil, “O Contestado – Restos Mortais” é o inédito resgate histórico e mítico (através do transe de 30 médiuns em cena), iconográfico (imagens e músicas de um século atrás) e oral (a fala forte de descendentes dos rebeldes e de especialistas), dessa autêntica guerra civil nos sertões do sul até hoje submersa em mistério.
O conflito envolveu milhares de posseiros, pequenos proprietários, comerciantes, autoridades municipais, índios, negros, imigrantes europeus e fanáticos religiosos. Foi repreendido pelo Exército e forças militares regionais associadas a “coronéis” e seus jagunços. O levante provocou a morte de mais de 20 mil pessoas, durou cerca de quatro anos e abrangeu um território do tamanho do estado de Alagoas. O lançamento do filme coincide com o centenário da Guerra do Contestado (1912-1916).
Mais informações:
SeCult: (48) 3721-8304
Sylvio Back: sylvioback@gmail.com