Professora da Engenharia Mecânica ganha Prêmio Destaque Ciência
A professora Marcia Mantelli, do Departamento de Engenharia Mecânica, ganhou o Prêmio Revista Claudia Destaque Ciência 2012, que premia a iniciativas de mulheres brasileiras nas áreas de ciências, cultura, negócios, políticas públicas, consultoria e trabalho social. O resultado da 17ª edição do prêmio foi divulgado na noite de segunda-feira, dia 8 de outubro. Marcia Mantelli disputou o prêmio com outras duas pesquisadoras – Cristina Carvalho, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e Glaucia Mendes Souza, professora da Universidade de São Paulo.
Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais,
Márcia Mantelli é doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade de Waterloo ,Canadá. A coordenadora do Laboratório de Tubos de Calor (Labtucal) da UFSC atua em pesquisas na área de Energia Térmica, como controle térmico de satélites, resistência térmica de contato e termossifões.
Entrevista:
Agecom: O que representa a premiação da revista Cláudia no seu trabalho como pesquisadora e professora da UFSC?
Professora Márcia Mantelli: Primeiro a indicação foi uma surpresa, não sei como e por quem fui indicada ao prêmio. Ganhar foi uma surpresa ainda maior. É muito díficil ser reconhecida fora da sua área de estudo, ainda mais por quem não é da ciência. Espero que esse reconhecimento sirva de inspiração para as meninas que cursam ou pretender cursar uma engenharia e outras ciências.
Agecom: O Prêmio Revista Claudia existe há 17 anos. Nesse tempo, qual a mudança no papel da mulher na ciência?
Professora Márcia Mantelli: É só olhar a quantidade das mulheres no poder, só no Prêmio Cláudia havia três ministras. Há 17 anos não havia três ministras mulheres no Brasil.
Agecom: Qual a particicapação de pesquisadoras na área de engenharia e pesquisas sobre tecnologia? O número de mulheres está em igualdade com o de homens?
Professora Márcia Mantelli: Ainda somos poucas. Na Engenharia Mecânica, por exemplo, são três, quatro meninas numa sala de 50 alunos. Em outras engenharias a situação é um pouco diferente, como na Engenharia Civil e Engenharia de Materais, com o número de mulheres chegando próximo ao número de homens.
Agecom: Há alguma mulher na área de engenharia e desenvolvimento tecnológico que você considere uma referência?
Professora Márcia Mantelli: Não conheço nenhuma mulher que seja referência para mim na engenharia. Falando de outras áreas, a pesquisadora e renomada geneticista Mayana Ratz, da Universidade de São Paulo, é uma das grandes cientistas do Brasil. Admiro o trabalho que ela desenvolve na área de células tronco.
Mais informações:Márcia Barbosa Henriques Mantelli /Telefone: 3234-2161, ramal 227 / (48) 3721-9937, ramal 214
Poliana Dallabrida/ Estagiária de Jornalismo/Agecom/UFSC
poliana.dallabrida@gmail.com
Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC