Exibição comentada de trilogia de Peter Greenaway na ACL
A partir desta quarta-feira (3) até sexta (5), uma das principais obras de Peter Greenaway será exibida e comentada na Academia Catarinense de Letras, em sessão gratuita para interessados. “As maletas de Tulse Luper” é uma trilogia de filmes que reconstrói a vida do alter ego de Peter Greenaway, Tulse Luper, através de uma história sobre 92 maletas descobertas ao redor do mundo. Exemplo de obra multiplataforma, a narrativa foi elaborada em diversas mídias e formas de expressão, abrigando instalação, exposição, roteiros, textos, VJ performance, game e um site na internet (http://www.tulselupernetwork.com).
Nas sessões serão exibidos os três filmes com comentários de professores de cinema e artes cênicas da UFSC, vinculados ao projeto Cine Paredão. A personagem Tulse Luper é um escritor e projetista que nasceu em 1911 e desapareceu em 1989. A sua história está entrelaçada à história do urânio, desde a descoberta no Colorado em 1928 até 1989, com a queda do muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. Na história, as malas contêm textos, imagens, sons e objetos e são esses conteúdos que atestam a existência de Luper. Nos três dias serão sorteados dois ingressos para a palestra de Peter Greenaway no Fronteiras do Pensamento Santa Catarina 2012, que ocorre no dia 08 de outubro, no Teatro Pedro Ivo, a partir das 20h.
Serviço
Preparatória “Fronteiras do Pensamento”
Abordagem pensamento cineasta Peter Greenaway
Local: Academia Brasileira de Letras – Av. Hercilio Luz (em frente ao Clube 12), Centro.
Entrada Gratuita
Quarta-feira, 3 de outubro
19h: mesa-redonda sobre Peter Greenaway com: Rodrigo Garcez (professor de Artes Cênicas), Aglair Bernardo (professor de Cinema) e Clelia Mello (professora de Cinema).
20h: The Tulse Luper Suitcases, Part 1: The Moab Story (2003)
Este filme é dividido em três episódios da vida de Tulse Luper, como criança na I Guerra Mundial, como um explorador no deserto de Moab, na Utah dos mórmons, nos Estados Unidos e como escritor na Bélgica ocupada pelos nazistas.
Quinta-feira, 4 de outubro
19h: The Tulse Luper Suitcases, Part 2: Vaux to the Sea (2004)
Neste filme Tulse Luper trabalha num cinema e entra em contato com todos os aparatos
artísticos e dramáticos conhecidos.
Sexta-feira, 5 de outubro
19h:The Tulse Luper Suitcases, Part 3: From Sark to the Finish (2003).
O filme apresenta a prisão auto-imposta de Tulse Luper na ilha de Sark, onde é entregue aos alemães por um trio de irmãs ciumentas, assim como as suas viagens por capitais européias como Barcelona, Turim e Veneza.
A realização é do Cine Paredão / Núcleo de Pesquisa TREMA – artes e mestiçagens poéticas (UFSC/CNPq), com apoio da SeCult/UFSC; Curso de Cinema/UFSC; RBS, Museu Victor Meirelles, Academia Catarinense de Letras.
Informações: Michele Costa, (48) 8809-6942.