Palestra discute educação inclusiva por meio da acessibilidade na web

27/09/2012 13:14

Na tarde de quarta-feira, 26 de setembro, o pesquisador da UFSC, Douglas Kaminski, tratou acessibilidade na web para inserir portadores de deficiências sensoriais aos ambientes de aprendizagem e ensino. A adequação da acessibilidade segue os padrões definidos por WCAG e W3C, criados para garantir a otimização das narrativas e recursos gráficos dos meios de informação. Além de beneficiar aqueles com algum tipo de deficiência, os sites acessiveis promovem a inclusão digital de todos os públicos.

A palestra proferida por Kaminski – “Educação inclusiva: ambiente web acessível com objetos de aprendizagem para representação gráfica” – está incluída na programação do II Seminiário de Acessibilidade na Universidade, que encerra às 17h desta quinta-feira, 27 de setembro.

No Grupo de Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem, o qual Kaminski é integrante, há pesquisadores das áreas do jornalismo, design, pedagogia, psicologia e análise de sistema que já atuam na adaptação de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEAs), como o www.moodle.ufsc.br. O grupo também trabalha as especificidades de cada tipo de deficiência.

Os serviços prestados pela Biblioteca Central da UFSC (BU) atendem as demandas informacionais de pessoas com deficiência. O piso tátil, no térreo da biblioteca leva até o ambiente de acessibilidade informacional que oferece acervo e impressão em braile, leitor de tela, softwares específicos para acessibilidade e empréstimo de materiais, como lupa, para facilitar a leitura.

Mais informações: Grupo de estudos de ambiente hipermídia voltado ao processo de ensino-aprendizagem

Acessibilidade BU: portalbu.ufsc.br/aai-acessibilidade

Mateus Vargas/Estagiário de Jornalismo da Agecom/ UFSC
mateusbandeiravargas@gmail.com

Foto: Wagner Behr/Agecom/ UFSC 

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