UFSC recebe 97 estudantes de intercâmbio internacional

09/08/2012 16:10

 

Christina Stamm veio de Munique para cursar disciplinas na Matemática e Biologia e aprender português

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) realizou de 6 a 8 de agosto a matrícula de 97 estudantes de graduação em convênio cultural bilateral. Em função da greve na UFSC, optou-se por não se fazer a tradicional acolhida com palestra, no Centro de Cultura e Eventos. Eram esperados 179 estudantes, mas, também em função da greve e de que não há, ainda, data prevista para o início do semestre, alguns estudantes optaram por vir somente no fim do mês, houve algumas desistências e os que ainda não confirmaram a vinda por receio à situação de incerteza.
A UFSC é uma das universidades que mais recebem estudantes internacionais. Os estudantes deste semestre vêm da Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Inglaterra, Itália e Portugal, sendo os cursos mais procurados as Engenharias, Educação Física e Administração.   O convênio cumpre a política de solidariedade internacional em que não há cobrança de taxas reciprocamente, mas os estudantes são responsáveis pela própria manutenção.

Elenir Marlene Vieira, responsável pelo programa Incoming  na Sinter e os  estagiários Lennon Motta e Rania Suwidan  forneceram informações,  ajudaram na efetivação das matrículas nas disciplinas em que os estudantes já haviam sido previamente aceitos, orientaram sobre a paralisação da Polícia Federal para que na próxima semana pudessem dar entrada no RNE.  Também  foram dadas orientações sobre  possíveis locais para moradia a partir de um link no site da Sinter em que pessoas de Florianópolis podem postar ofertas de casas, vagas, pousadas, albergues, entre outros. Também foram explicados os funcionamentos do Restaurante Universitário, Biblioteca, LabUFSC, entre outras informações necessárias para o estudante da UFSC.

Quinze franceses já estão matriculados e há ainda estudantes da França que chegarão ao longo do mês.  Dentre os intercambistas Christina Stamm veio de Munique, na Alemanha para estudar um semestre de Matemática e Biologia – o curso que ela estuda na Alemanha é Matemática relacionado com Biologia. Escolheu o Brasil porque, para ela, é um dos  países mais bonitos e queria aprender português, sendo que já passou férias em Portugal. No Brasil quer “conhecer o Rio de Janeiro e Amazonas, é lógico, afirma Christina”. Escolheu a Universidade Federal de Santa Catarina porque conhece uma pessoa que está estudando na universidade e a convenceu que a UFSC seria uma ótima opção. Está num hostel na Lagoa da Conceição e procurando um quarto para alugar Frequentou um curso de português em Munique e pretende estudar português este semestre

João Freitas vem de Lisboa, Portugal, para estudar um semestre de Engenharia de Produção. Pretende ficar em Florianópolis mais tempo para passar as férias. Está morando na Lagoa da Conceição com um colega também português. Escolheu Florianópolis por ser em uma cidade tranquila, tentou “escapar” da violência do Rio de Janeiro e de São Paulo, Santa Catarina tornou-se uma opção.

Informações exchange.sinter@contato.ufsc.br

Alita Diana/Jornalista da Agecom/UFSC
alita.diana@ufsc.br 

colaborou:  Murici Balbinot/Estagiário de Jornalismo/Agecom/UFSC

Fotos: Wagner Behr / Agecom/ UFSC

Tags: estudantes de intercâmbiointercâmbio