Palestra com Walter Tournier destaca produção latina de cinema de animação
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis promoveu na tarde dessa segunda-feira, dia 2 de julho, a palestra Animação na América Latina ministrada pelo diretor uruguaio Walter Tournier, no Auditório do CFH. Tournier apresentou os processos adotados para a animação “Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoé”, que foi exibida na abertura do evento. A programação da 11ª edição da Mostra continua até o dia 15 de julho. A palestra foi resultado de uma parceria dos cursos de Cinema e Design da UFSC.
Tournier revelou as dificuldades que encontrou na produção do filme. Por causa da falta de recursos, o uruguaio esperou 10 anos para concluir a animação. Ressaltou que o tempo para as filmagens é longo e que sua equipe conseguia alcançar, em média, 30 segundos de animação concluídos por dia. O filme tem duração de 80 minutos. O palestrante destacou as diferenças entre a produção atual e sua primeira animação, há 30 anos. Um software ajudou a produzir os movimentos da boca dos bonecos de silicone usados no filme.
“Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoé” relata a história do marinheiro Alexander Selkirk que, em 1703, ficou preso em uma ilha no Oceano Pacífico. Ele permaneceu
sozinho no local por mais de quatro anos. Foi essa mesma história que inspirou Daniel Defoe a escrever o livro sobre Robinson Crusoé. A animação será exibida novamente no dia 7 de julho, às 14h, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis.
A Mostra exibe filmes em 164 cidades catarinenses. A organização do evento espera alcançar cerca de 100 mil espectadores em 2012, mais que o dobro do ano passado. Luiza Lins, diretora da Mostra, ressaltou que o cinema brasileiro tem pouco espaço no país por causa da influência infantil da produção norte-americana e a Mostra trabalha para furar esse bloqueio.
Mais informações: www.mostradecinemainfantil.com.br .
Por Murici Balbinot/Bolsista de Jornalismo na Agecom
Fotos: Henrique Almeida/Agecom


































