TV UFSC pleiteia canal aberto em alta definição
É aguardada para o segundo semestre deste ano a entrada no ar da TV UFSC em sistema aberto no canal 63 digital em rede com a TV Brasil, alcançando a região da Grande Florianópolis. A expectativa é também pela reativação do canal aberto analógico. Atualmente, o canal 15 da NET/Florianópolis transmite 24 horas de programação própria, voltada para a comunidade acadêmica. Esse processo está sendo comandado pelo professor Fernando Crocomo, que foi mantido pela nova reitora da universidade, Roselane Neckel, no cargo de diretor da TV UFSC. No momento, está em fase de aquisição um transmissor digital, por meio da Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina (Feesc) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que permitirá a oferta de programação em alta definição.
“Nosso desafio é colocar de volta o canal que está fora do ar desde 2008, antes ligado à Fundação Jerônimo Coelho (FJC) e que agora ficará ligado diretamente à UFSC, numa parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC)”, diz Crocomo. Com essa mudança, a programação educativa em canal aberto da Grande Florianópolis, antes veiculada pela TV Anhatomirim (depois Cultura), será gerada pela TV UFSC em rede com a TV Brasil.
Um prédio da operadora de telefonia Oi localizado no Morro da Cruz, em Florianópolis, anteriormente cedido em comodato à Fundação Jerônimo Coelho, deverá ser transformado em unidade de produção audiovisual, com a participação de estudantes de Jornalismo, Cinema e Design da UFSC. Lá ficarão os transmissores da emissora. A sede da TV UFSC funciona hoje na rua Dom Joaquim, no centro da Capital, onde estão o jornalismo e o sistema de exibição de vídeos institucionais, seriados e documentários.
Tempos de dificuldades – A TV Anhatomirim, canal 2 aberto, nasceu em 1994, com a criação da Fundação Jerônimo Coelho por professores da UFSC e Udesc. Como as duas instituições não podiam, legalmente, colocar dinheiro na emissora, ela passou a contar com a ajuda financeira da TV Cultura de São Paulo, em troca da veiculação local de sua programação. Com o fim dos repasses, foi impossível manter os funcionários e as retransmissões na cidade. Com o apoio da EBC, que adquiriu equipamentos e o acervo da TV Anhatomirim (que deverá ceder tudo para uso da UFSC), as dívidas da FJC estão sendo pagas.
Já a TV UFSC foi criada em 1998 e passou a ser a responsável pelo Canal Universitário, exibido apenas no cabo (NET). “Destaco o trabalho persistente feito pela técnica-administrativa Liliane Régis, que nunca deixou de lutar pela sobrevivência da TV nesse período”, afirma Fernando Crocomo, um dos fundadores da TV UFSC. Ele também chama a atenção para o trabalho dos designers Augusto Veiras e Tiago Kawata, formados pela UFSC e que foram responsáveis pela nova programação visual da TV.
Em 2009, com apenas um estagiário e programação local reduzida (a maior parte era da TV Sesc), o reitor Alvaro Prata decidiu apostar na TV como uma forma de ajudar na difusão das atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade. A emissora agora se prepara para entrar em canal aberto digital, com apoio para compra de equipamentos em alta definição pelo Instituto Nacional de Convergência Digital (INCoD), coordenado pelo professor Aldo von Wangenheim. A proposta é que a TV seja também utilizada para pesquisa com a exibição de vídeos interativos na área de serviços de governo, como no setor de saúde, por exemplo.
Resposta do público – Hoje, a equipe conta com um jornalista, uma servidora técnica-administrativa, um cinegrafista, além de 12 estagiários, Apesar das dificuldades e da estrutura enxuta, o diretor diz que a programação tem boa audiência e que recebe muitas ligações e mensagens de telespectadores fazendo sugestões e solicitando a reprise de programas e filmes.
A TV UFSC também disponibiliza boletins, entrevistas e vídeos institucionais pelo link www.youtube.com/tvufsc. São 236 vídeos, que somavam mais de 37 mil visualizações até o dia 14 de maio, quando o canal da TV no You Tube completou dois anos de operação.
Na programação da TV UFSC o telespectador encontra, entre outros programas, o “Universidade Já” (boletins jornalísticos com informações sobre assuntos relevantes para a comunidade universitária), “Eu Faço Parte Desta História” (programas com professores homenageados pela universidade), “Som na Ilha” (shows de músicos brasileiros em Florianópolis), “UFSC Entrevista” (programas com a participação de especialistas da instituição e convidados da comunidade), “Alcance” (programas produzidos pelo Ministério Público de Santa Catarina) e “Cinema Catarinense” (apresentação de curtas ), além de documentários, grandes reportagens em vídeo e filmes clássicos de domínio público.
Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom
Foto: Wagner Behr/Agecom