Evento do Coletivo Kurima debate situação do estudante negro na universidade

Feijoada, roda de capoeira e discussões sobre o papel do negro na universidade fizeram parte do evento; Fotos: Agnes Rath
Nos dias 13 e 14 de maio foi organizado o primeiro evento do Coletivo Kurima de Estudantes Negros e Negras da UFSC, com o objetivo de refletir sobre o 13 de maio de 1888. O evento, que aconteceu na própria universidade, teve início com feijoada servida pelo Restaurante Universitário e apresentação de batuques e roda de capoeira angola do grupo Palmares, liderado pelo Mestre Curvão. Foram distribuídos também materiais informativos sobre o Coletivo e sobre as Políticas Nacionais de Igualdade Racial e Ações Afirmativas no Brasil.
Na segunda-feira, 14 de maio, foi organizada roda de conversa no Auditório da Reitoria, para discussão sobre a situação da população negra no Brasil e também para refletir sobre as condições e papéis dos estudantes negros dentro da universidade.
O evento contou com representantes das esferas federal – a nova reitora da UFSC, Roselane Neckel, e o presidente da Comissão de Acompanhamento e Validação das Ações Afirmativas da Universidade, Marcelo Tragtemberg -; estadual – o coordenador de Promoção da Igualdade Racial de Santa Catarina, Osvaldo Vargas -; e municipal – a coordenadora de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Florianópolis, Ana Paula Cardozo da Silva, e o presidente do Conselho Municipal de
Promoção de Igualdade Racial da Prefeitura de Florianópolis, Ronaldo César Laurindo,
Dentre o público presente estavam líderes estudantis, professores, ativistas e membros de movimentos sociais, sociedades negras de Florianópolis e núcleos de estudos interessados ou ligados à temática.
O evento contou com o apoio da Agência de Comunicação (Agecom), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Restaurante Universitário Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e Reitoria da UFSC, além da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Florianópolis (COPPIR).
Mais informações: Coletivo Kurima de Estudantes Negros e Negras da UFSC – coletivokurima@gmail.com