Embaixadores abrem encontro de estudantes de Relações Internacionais

22/05/2012 08:33

 

O secretário de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Guilherme de Aguiar Patriota, e o embaixador Luiz Felipe Lampreia vão ministrar às 19h de quarta-feira, dia 23, a conferência de abertura do XVII Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (Eneri UFSC), no Centro de Cultura e Eventos, sobre o tema “A evolução da agenda de política externa brasileira”.  Outro destaque da programação do Eneri é a palestra magna sobre “A política externa brasileira nas Olimpíadas e na Copa do Mundo” prevista para ser proferida pelo ministro da justiça José Eduardo Cardozo. Informações no site www.eneri.ufsc.br, por meio do qual também será disponibilizada transmissão online do encontro.

A programação se estende até sábado, dia 26, e inclui palestras, mesas-redondas, minicursos, workshops e outros eventos paralelos. As atividades serão concentradas no Centro de Cultura e Eventos, mas também acontecerão na Reitoria e nos centros Sócio-Econômico e de Ciências Jurídicas.

Considerado o maior evento de estudantes de Relações Internacionais da América do Sul, o Eneri deste ano tem como tema central a Agenda Internacional Brasileira. A integração regional no continente, o desenvolvimento econômico nos países sul-americanos, a economia verde, as relações bilaterais do Brasil com nações da África e a Argentina, os impactos da crise mundial, os desafios do multiculturalismo e a presença do Brasil no Conselho de Segurança da ONU estão entre os assuntos em debate.

Entre os 40 palestrantes confirmados estão o diplomata Ronaldo Mota Sardenberg, o embaixador argentino Oscar Laborde, o ativista inglês de direitos humanos Craig Murray e o professor Barry Gordon Buzan, da London School of Economics. O ministro da Defesa, Celso Amorim, que faria a abertura do encontro, cancelou sua vinda a Florianópolis em função de uma viagem ao Líbano.

Também estão previstas intervenções de Benjamin J. Cohen, professor de economia política internacional na University of California, Sérgio de Queiroz Duarte, comissário das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento, Abelardo da Costa Arantes Júnior, diplomata catarinense que desde 1996 atua na embaixada do Brasil em Islamabad, Stephen D. Krasner, professor de relações internacional na University of Stanford, Oliver Stuenkel, professor da Fundação Getúlio Vargas, e o jornalista Carlos Alberto Sardenberg.

Mais informações podem ser obtidas ao site www.eneri.ufsc.br, por meio do qual também será disponibilizada transmissão online do encontro.

Contatos:  Felipe Kloppel (48) 9646-6698, Cecília Campos 9982-1610 e Paula Prado 8457-8927.

Por Paulo Clóvis Schmitz e Alita Diana/jornalistas da Agecom

Tags: EneriGuilherme Aguiar PatriotaLuiz Felipe LampreiaXVII ENERI