Contribuições da sociologia para a compreensão da arquitetura e do território
Palestra com o professor Guy Tapie, doutor em Sociologia e professor de Sociologia da Faculdade Nacional de Arquitetura e Paisagem de Bordeaux, França. Autor de diversos trabalhos nas áreas de sociologia e paisagem. Nesta quarta-feira, 2 de maio, às 18h, no auditório do Departamento de de Arquitetura da UFSC. Realização PGAU-Cidade.
Nesta palestra o professor Guy Tapie vai apresentar as contribuições da sociologia para a compreensão da arquitetura e território. Essa apresentação se baseará na experiência profissional do palestrante, que conta com 25 anos de pesquisas desenvolvidas sob a perspectiva da inter-relação entre arquitetura e sociologia.
Refletindo sobre o percurso e as posições dos sociólogos, etnólogos, antropólogos dentro das escolas francesas de arquitetura assim como de outras instituições da universidade que também trabalham com as questões urbanas, Tapie levanta a seguinte questão: Qual a visão do sociólogo em face às práticas ou representações do espaço, em face ao método de sua fabricação?
A apresentação se desenvolverá em três momentos:
1) As raízes da nossa disciplina e sua especialização para uma discussão de práticas espaciais: por que chegamos a compreender os fenômenos sociais sob o prisma do espaço?
2) As análises sociológicas com exemplos de habitação na França: quais são as principais experiências residenciais que marcaram a sociedade francesa?
3) Em conclusão: Como se fabricam os espaços contemporâneos? Para quem eles são definidos, concebidos, gerados?