VII Congresso de Direito: palestra debate justiça e democracia
A palestra ministrada nesta quarta, 11/04, de manhã pelo professor Juliano Zalden Benvindo, da Universidade de Brasília (UnB), teve como tema central democracia, história e justiça. O professor levantou questões delicadas que envolvem a democracia e enfatizou a relação constante entre as democracias real e ideal. O debate faz parte da programação do VII Congresso de Direito UFSC 2012, que termina na sexta, 13.
Como introdução, o professor explicou o que é democracia, relacionando-a com outros conceitos, como liberdade, igualdade e participação. Ele completou que para se realizar o debate democrático é necessário analisar dois elementos: a História, ou seja, o processo que deu origem à democracia; e a Justiça, um conceito difícil de materializar e que não apresenta um caminho único, dependendo, muitas vezes, da interpretação pessoal de cada um. Entre as questões levantadas estão “O que é Justiça?”, “Como aplicar a Justiça” e “Apenas a tolerância é suficiente para a Justiça?”.
No período da tarde, a partir das 16h, serão discutidos os megaeventos e os impactos causados por eles na sociedade e nas cidades. O VII Congresso de Direito UFSC 2012 acontece de 10 a 13 de abril no Centro de Cultura e Eventos da UFSC e não é necessária inscrição para acompanhar a programação.
A agenda completa pode ser acessada em www.congressodireitoufsc.com.br .
Por Nayara Batschke, bolsista em Jornalismo na Agecom.




























