UFSC faz campanha para educar trânsito no Campus
O crescimento rápido do número de veículos no campus da UFSC em Florianópolis tem causado vários transtornos: a cada dia mais e mais automóveis estacionam irregularmente, não respeitando o patrimônio público e potencializando acidentes em vias de mão dupla. O que vem causando indignação da comunidade é o descaso excessivo dos motoristas. O campus também não pode se tornar um atalho para motoristas que “cortam” caminho por dentro dele e não transitam como deveriam num espaço com tantas pessoas circulando.
Para buscar soluções foi realizada uma reunião, no Gabinete do Reitor, com a presença do vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, do chefe de Gabinete José Carlos Cunha Petrus e representantes da prefeitura e da segurança do campus. Os carros vêm estacionando até sobre a Praça da Cidadania.
O que foi proposto inicialmente é sensibilizar e conscientizar a comunidade universitária, com a ajuda da central de segurança do campus, para que tais abusos deixem de acontecer.
Uma das medidas a serem tomadas é a colocação de adesivos nos veículos estacionados irregularmente. Como a segurança tem acesso ao registro das placas do DETRAN, os proprietários serão notificados. Caso haja reincidência, para os alunos será aberto um processo acadêmico e para os servidores um processo administrativo por danos ao patrimônio público.
Se os desrespeitos continuarem, outras medidas serão tomadas, como acionar a Guarda Municipal com aplicação de multas aos infratores.
Por Alita Diana/jornalista na Agecom
Foto: Laura Tuyama/jornalista na Agecom