Livro “Em luta pela terra sem mal” será lançado nesta terça-feira na UFSC
Nesta terça-feira, 17 de abril, durante o Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo (Bapijor), será lançado, às 17h, no auditório da Reitoria da UFSC, o livro Em luta pela terra sem mal, da jornalista,formada pela UFSC, Juliana dal Piva, sobre a saga guarani contra a escravidão na Bolívia.
O livro teve como ponto de partida o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Juliana. Uma adaptação do trabalho ganhou em 2010 na categoria reportagem crônica o XXVII Prêmio Direitos Humanos em Jornalismo, concedido pela OAB/RS e pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos.
O lançamento do livro foi no Rio de Janeiro dia 2/3. Dia 7 de abril foia vez de Chapecó, terra natal da autora, e haverá também lançamento em São Paulo em maio.
A narrativa utiliza a história dos escravos, em alguns casos por mais de 50 anos, para contar como se produziu e persiste um sistema escravocrata dentro das fazendas de criação de gado do chaco. Uma história que começou em 1892 e persiste dentro do departamento de Santa Cruz, região mais rica da Bolívia e desenvolvida apenas depois da dominação dos guaranis pelo governo. A luta pela conquista dos direitos depende agora de uma das principais pautas do governo boliviano, que é a autonomia indígena e os rumos que o país tomará com a nova Constituição aprovada em janeiro de 2009.
São muitos os pontos interessantes da historia dos guaranis na Bolívia, mas desde 2007 eles possuem um decreto que permite as reversões das propriedades onde foi constatado trabalho escravo e estão realmente revertendo. Já são 10 propriedades no coração do chaco que devem ir para os índios. Um dado interessante é que o Brasil tenta aprovar uma legislação semelhante desde 2001 sem sucesso, a tal PEC do trabalho escravo que também pretende confiscar terras sem indenização aos fazendeiros que violam direitos humanos.
Contatos: Marcelo Pio (assessor de imprensa): (21) 7284-8880;
Juliana Dal Piva (autora): julianadalpiva@gmail.com
Ou emlutapelaterrasemmal@gmail.com
Informações: www.emlutapelaterrasemmal.com
Fonte: Juliana Dal Piva