Professora do Departamento de Enfermagem recebe a medalha Antonieta de Barros

06/03/2012 13:22

professora Denise Elvira Pires de PiresA professora Denise Pires de Pires (currículo lattes), do Departamento de Enfermagem da UFSC recebe, nesta quarta-feira, dia 7 de março, às 19h,  em solenidade no Teatro Álvaro de Carvalho, a medalha Antonieta de Barros.

O medalha foi criada pela resolução Nº 666/97/Câmara Municipal de Florianópolis,  em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com a finalidade de homenagear mulheres que tenham se destacado nas áreas cultural, política, desportiva, empresarial e de prestação de serviços ou ação social em Florianópolis.

A Professora Denise foi graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996), Pós-Doutorado na University of Amsterdam (2004).

Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. É membro do grupo de Pesquisa PRAXIS: Trabalho, Cidadania, Saúde e Enfermagem. Desenvolve pesquisas sobre o processo de trabalho em saúde e políticas de saúde. É membro do Conselho Editorial das revistas Texto & Contexto. Enfermagem e Revista Brasileira de Enfermagem. Editora Associada da revista Enfermagem em Foco. Consultora ad-hoc das revistas Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) e Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) (0104-1169).

Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação produtiva e trabalho em saúde, história das profissões de saúde, organização do trabalho em saúde, processo de trabalho em saúde e enfermagem, saúde do trabalhador, políticas de saúde, saúde, enfermagem. Presidente do Conselho Regional de Enfermagem -SC, gestão 2008-2011, destacando-se o seu empenho pela sua categoria profissional estando a frente na luta pelas 30 horas semanais para a Enfermagem.

Tags: Denise Pires de PiresDepartamento de Enfermagemmedalha Antonieta de Barros