Calouros dos cursos noturnos da UFSC recebem as boas-vindas

06/03/2012 16:34

“A partir de agora vocês fazem parte da Universidade Federal de Santa Catarina. E nunca mais deixarão de fazer parte desta universidade”. Com essas palavras, o reitor Alvaro Prata deu as boas-vindas a todos aqueles que foram aprovados no Vestibular 2012 e começam agora sua vida acadêmica. A recepção aos calouros aconteceu no Centro de Cultura e Eventos, às 19h, e reuniu muitos dos 594 alunos que estudam nos cursos noturnos do campus de Florianópolis. Na parte da manhã já havia acontecido a recepção aos alunos dos cursos diurnos. Os dois eventos foram organizados pela Administração Central da UFSC.

Na recepção os estudantes receberam a Agenda 2012 e materiais de divulgação da universidade, como o Jornal Universitário e informações sobre a Ouvidoria, entre outros.  “Estou entrando na UFSC sem expectativas, é um mergulho no escuro”, afirma Diego André, de 24 anos, que começa a cursar Biblioteconomia. Ele trabalha em telemarketing e espera com o curso qualificar-se para o mercado de trabalho. Cirlei Campos, de 31 anos, também caloura de Biblioteconomia, acredita que, com a entrada na universidade, as portas irão se abrir, não apenas em termos de conhecimentos profissionais, como também para seu crescimento pessoal. Ela tem planos de se candidatar logo a uma bolsa, para começar a atuar na área. Aos 50 anos, Zenita Amarante Macedo está realizando o sonho de entrar na universidade. “Passar no vestibular foi maravilhoso. Fiquei quatro anos sem pegar o caderno,  ano passado fui selecionada para o cursinho pré-vestibular da UFSC e consegui ser aprovada”.

Uma das atrações do evento foi a apresentação do vídeo institucional, que dá uma dimensão da UFSC, uma comunidade de mais de 40 mil pessoas, e que está presente hoje em quatro cidades do estado: Florianópolis, Joinville, Araranguá e Curitibanos.


Em seguida, o público se divertiu uma a apresentação da atriz Mônica Prim, que faz uma manezinha do Ribeirão da Ilha feliz em ver o filho como calouro da UFSC. Ela aproveitou para falar sobre os vários serviços disponíveis aos estudantes, como bolsa de permanência, Restaurante Universitário, Laboratório de Informática, Biblioteca Universitária, entre outros.

Os estudantes Priscila Voigt e Tito Luiz Pereira, representantes da comissão executiva provisória do Diretório Central dos Estudantes (DCE), deram parabéns aos novos alunos pelo ingresso na universidade. Junto com as boas-vindas eles falaram sobre os problemas enfrentados na UFSC, tais como falta de professores em alguns cursos, infraestrutura precária em outros. Contaram também sobre as conquistas do movimento estudantil e convidaram para a Calourada, evento de recepção aos novos alunos da UFSC. A programação será divulgada de sala em sala e também pela página do DCE no Facebook. “Nos próximos quatro anos vão surgir diversos questionamentos e vocês vão ter que buscar respostas para eles. Não fiquem só dentro das salas de aula, participem da universidade, montem bandas, formem times, grupos. A universidade pode ser o melhor momento da vida de vocês. Aproveitem tudo o que ela pode oferecer”, disse Tito.

O reitor Alvaro Prata falou aos calouros sobre a estrutura que está a disposição dos estudantes na UFSC, como as 85 graduações, seus laboratórios e seus profissionais, o Restaurante Universitário, que serve sete mil refeições por dia, e a Biblioteca Universitária, que tem um orçamento anual de R$2 milhões. “Todos nós aqui temos que afirmar esta instituição perante a sociedade. É a partir da confiança que a sociedade deposita na UFSC e do reconhecimento de seu valor que conseguiremos continuar avançando”.

Prata explicou também sobre a estrutura organizacional da universidade, formada pelos cursos, departamentos e centros, pela administração central, constituída das pró-reitorias e secretarias. E falou do encerramento do mandato de sua gestão em maio, com a posse das reitoras eleitas Roselane Neckel e Lúcia Pacheco, que estavam presentes na cerimônia e foram apresentadas aos novos estudantes.

“A universidade é um momento de transformação. Não existe nada como o ambiente universitário para fomentar a diversidade, heterogeneidade, complexidade”, explicou Prata. “Vocês terão várias opções. Procurem perseguir um objetivo maior, procurem ampliar o leque de atuação de vocês”, disse.

Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom.

Fotos de Cláudia Reis.

Tags: #VestibularUFSC2012calourosRecepção aos calourosUFSC