Documentos históricos da UFSC têm consulta remota liberada

16/03/2012 15:46
.

Edições do Jornal Universitário e os fundos da Faculdade de Farmácia e Odontologia e da Faculdade de Medicina já estão disponíveis

O Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina passou a disponibilizar em seu site documentos históricos referentes à implantação do ensino superior em Santa Catarina. São documentos das “antigas faculdades isoladas”, que deram início à consolidação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Desde 2001 foram realizadas diversas atividades técnicas para culminar na disponibilização do acervo de forma digitalizada: os documentos foram higienizados e ordenados previamente à atividade de digitalização e foram também revisados os índices, para facilitar a busca da informação e orientar o pesquisador. Atualmente o Fundo da Faculdade de Farmácia e Odontologia, da Faculdade de Medicina e edições do Jornal Universitário estão disponíveis para consulta remota.

Os documentos digitalizados estão vinculados a um software, sendo utilizado pelo Arquivo Central como repositório para disponibilizar informações de forma remota, como pastas funcionais dos servidores, uma prática que já sem sendo adotada por esta Divisão e a Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS) desde 2008.

Até o fim deste semestre, toda a documentação histórica que não tiver restrição de acesso será disponibilizada. Os demais documentos estão em processamento técnico no Serviço de Digitalização e Microfilmagem, subordinado ao Arquivo Central. O objetivo de disponibilizar os documentos históricos remotamente é de disseminar e dar acessibilidade ao acervo histórico.

Mais informações: arquivocentral.ufsc.br ou 3721-9676.

Tags: Arquivo Central