Grupo de Gestantes e Casais Grávidos completa 15 anos
O Grupo de Gestantes e Casais Grávidos comemorou 15 anos de existência no sábado, 26 de novembro. Como forma de celebração, foi realizado um encontro com todos os grupos e seus filhos. O principal objetivo do projeto é orientar as futuras mães e parceiros e/ou acompanhantes sobre os períodos da gravidez, do parto e pós-parto. Na comemoração estiveram presentes cerca de 300 pessoas entre gestantes, pais, mães e filhos. Foi realizada uma palestra sobre educação para paz e solidariedade. Paralelo a isto, aconteceram brincadeiras para as crianças, além de jogos nas quadras.
O grupo tem contribuído para fortalecer a relação entre gestantes e familiares, para que assumam a condução do processo de nascimento das crianças. Além disso, tem sido um espaço para estimular a participação do parceiro ou pessoa de referência da gestante nas várias etapas do processo de nascimento.
O projeto é coordenado pelas enfermeiras e docentes do Departamento de Enfermagem da UFSC, Maria de Fátima Mota Zampieri e Vitória Regina Petters Gregório, pela psicóloga o Hospital Universitário Zaira Aparecida de Oliveira Custódio e pela educadora perinatal Maria Isabel Regis.
O grupo
Iniciado em 1996, o grupo de gestantes e casais grávidos é uma atividade de extensão articulada ao ensino e pesquisa, interdisciplinar e gratuita, realizado no Hospital Universitário da UFSC. É direcionado às gestantes e seus acompanhantes, está completando este ano 62 grupos. Ao longo destes 15 anos de existência participaram 1.170 gestantes e 650 acompanhantes, bolsistas, acadêmicos de psicologia, enfermagem, fisioterapia, naturologia e educação física.
Todos os anos, são formados quatro grupos de 25 gestantes cada – a presença de um acompanhante é aconselhável, porém não é obrigatória. No total são realizadas oito reuniões, uma vez por semana, cada uma dividida em três etapas. Na primeira são realizados exercícios para a conscientização corporal, relaxamento e respiração, como yoga e biodança. Na segunda é servido um lanche para que os participantes possam se conhecer melhor. Na terceira fase o grupo escolhe temas para debate.
Os encontros acontecem na sala de atividades corporais do HU, com exceção do último, que ocorre na maternidade do hospital. Dessa forma as gestantes podem observar a estrutura do local, como a sala de parto e os berçários. Além disso, é feita uma avaliação de todos os encontros e um amigo secreto entre as mães, com troca de presentes para os seus futuros filhos.
Mais informações com Maria de Fátima Mota Zampieri pelo telefone (48)9946-0017 ou pelo email mfatima@nfr.ufsc.br
Por Rafaela Blacutt / Bolsista de Jornalismo