Estudante da UFSC recebe Prêmio Mérito Universitário

12/12/2011 15:16

Nesta terça-feira, dia 13, o governador Raimundo Colombo vai entregar o Prêmio Mérito Universitário Catarinense, criado em 2003 para valorizar pesquisas realizadas com olsas de iniciação científica concedidas via Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Os primeiros colocados nas três áreas do conhecimento contempladas pelo Prêmio ganharão R$1 mil cada, enquanto os classificados no segundo e terceiro lugares receberão certificados.

A Universidade Federal de Santa Catarina, a Sociedade Educacional de Santa Catarina (unidade Joinville) e a Universidade do Contestado (campus de Canoinhas tiveram alunos classificados em primeiro lugar nas 3 áreas contempladas pelo Prêmio Mérito Universitário Catarinense. São eles, respectivamente: Daniela Peressoni Vieira (Ciências da Vida), Marcelo Melotti (Engenharias e Ciências Exatas da Terra) e Cesar Porto de Oliveira (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).

Nos últimos quatro anos, o número de bolsas oferecidas pela Fapesc subiu de 328 para 380. As Chamadas Públicas necessárias à distribuição das bolsas passaram a contemplar mais municípios – para reduzir disparidades regionais – e áreas, como gastronomia, design de moda e economia, cujas propostas de pesquisa não eram consideradas anteriormente.

Uma vez aprovados os estudos, são oferecidas bolsas com duração de um ano. Ao final deste período, as instituições em que os estudantes estão matriculados indicam os autores dos melhores trabalhos para concorrer à premiação.

Os estudantes receberão ordens bancárias no valor de R$1mil das mãos do governador, num evento que inicia às 13h30hmin no Parque Tecnológico Alfa, na Rodovia SC-401, em Florianópolis.  No mesmo local, Raimundo Colombo vai inaugurar o prédio do Inova@SC, um programa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável que visa estruturar e gerenciar a Política de Inovação e Tecnologia do Estado de Santa Catarina.  O Inova@SC é coordenado pelo presidente da Fapesc, Sergio Gargioni.

 Desde o ensino fundamental

“O futuro da economia catarinense está na inovação e isso exige conhecimento agregado, que vem de pessoas qualificadas. Quanto mais cedo despertarmos o interesse pela pesquisa, melhor”, diz Gargioni.  Para tanto, a Fapesc mantém outro programa, que vem despertando a curiosidade científica entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissionalizante da rede pública de Santa Catarina. O Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior decorre de um acordo com o CNPq  e contemplou projetos de pesquisa como os seguintes:

 

•Caracterização da estrutura familiar e produtiva na maricultura de Cacupé, Santo

Antônio de Lisboa e Sambaqui;

•Tratamentos alternativos em pré-colheita para a manutenção da qualidade de frutas e hortaliças;

•Oficinas de criatividade: conhecendo o potencial criativo do jovem da região da

Grande Florianópolis;

•Índice epidemiológico de dentes permanentes acometidos por cárie em crianças

de 5ª a 8ª série da Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu, do município de Curitibanos.

 

Também na terça-feira (13) serão anunciados os contemplados com bolsas de Iniciação Científica Júnior por meio da Chamada Pública 02/2011 FAPESC. Estes resultados poderão ser vistos no site www.fapesc.sc.gov.br. No mesmo site, está a relação dos vencedores do Prêmio Mérito Universitário Catarinense.

Fonte: Heloisa Dallanhol /Assessora de Imprensa

FAPESC / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação
do Estado de Santa Catarina

Tels.: (48) 3215 1208  Cel (48) 8418 1180

 

Tags: prêmio mérito universitário catarinense