SeTIC aprimora comunicação entre as unidades e campi da UFSC

01/11/2011 10:36

Foto: Paulo Noronha / Agecom

Uma instituição como a UFSC, cada vez maior e mais capilarizada na sociedade, precisa se comunicar da melhor maneira possível para otimizar os próprios resultados de sua missão. Esse trabalho está sob a responsabilidade da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC), nome dado no ano passado ao antigo Núcleo de Processamento de Dados (NPD), que dispõe de uma infraestrutura tecnologicamente avançada e oferece inúmeros serviços à comunidade universitária.

A infraestrutura, conhecida como redeUFSC, interliga em uma rede IP (padrão da internet) todas as unidades, incluindo os campi de Joinville, Curitibanos e Araranguá, e permite o tráfego de dados, voz (telefonia) e vídeo (videoconferência, conferência WEB) em toda a instituição.

O sistema é ligado à Rede Ótica Metropolitana (Remep), que integra os municípios de Florianópolis, São José e Palhoça por fibra ótica e por conexões sem fio, envolvendo outras instituições (como a Fapesc, Udesc, Unisul e IF-SC). Ela permite a conexão rápida, com taxas multigigabit, entre o campus Trindade e as unidades do Itacorubi, centro (Secretaria de Educação a Distancia), Barra da Lagoa, Fazenda da Ressacada, ilha de Anhatomirim e mais recentemente o campus Sul da Ilha.

No campus de Araranguá, que já tem sede própria, é utilizado um canal dedicado de alta capacidade, da ordem de 44 Mbps. Em Joinville, onde a estrutura do campus funciona em local provisório, o suporte é dado pela Rede Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (RCT), com um canal de 40 Mbps compartilhado com a Udesc e cuja provedora é a Fapesc. No caso de Curitibanos, onde o campus fica fora da cidade e não era servido por meios de comunicação, a alternativa foi fazer uma conexão através de rádio, utilizando a Universidade do Contestado (UnC) como uma espécie de ponte, neste caso com taxas de 14 Mbps.

Outra infraestrutura avançada e abrangente é a redeUFSCsemFio, que funciona como uma camada sobre a redeUFSC e cobre com sinal Wireless todas as unidades da instituição, permitindo o acesso às bases de informações e sistemas de suporte ao ensino por meio de notebooks, tablets e smartphones, por exemplo. “Neste caso, a mobilidade é total, graças a um sistema central de controle, bastando que o usuário ligue seu dispositivo de acesso para ficar conectado, independente do local onde se encontra”, informa o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Redes da SeTIC, Edison Tadeu Lopes Melo.

Uma terceira parte dessa infraestrutura é a redeUFSC de Telefonia, que gradativamente está sendo implantada e incorporada à estrutura única de computação e comunicação no campus. “Estamos tentando padronizar e unificar todas as infraestruturas, tanto que nos novos prédios já não entra a telefonia convencional”, informa o diretor da SeTIC. São os casos de Curitibanos, Araranguá e Joinville, onde a RedeUFSC é a infraestrutura única para dados, voz e vídeo. Além de conferir agilidade, inclusive para a transmissão de dados mais complexos, esse sistema proporciona uma grande economia para a instituição.

A UFSC não dispunha até recentemente de uma rede de telefonia, o que existiam eram conexões isoladas, realizadas de forma independente pela operadora. Esta rede começou a ser implantada a partir do momento em que a telefonia passou a ser gerida pela SeTIC, no início de 2011.

Serviços
Na área de serviços, a telefonia é dividida nos subgrupos convencional, IP Corporativo e IP Acadêmico, todos integrados entre si. O IP Corporativo (o conhecido 3721) consiste em cerca de 900 ramais instalados em pontos fixos, em cada local de trabalho, com facilidades como “siga-me”, secretária eletrônica e identificação de chamadas. Ele permite chamadas gratuitas para todas as unidades da UFSC, para as melhores universidades do país e para cidades onde as IFES estão presentes, neste caso ao custo de uma ligação local. O sistema ainda envia mensalmente, através de correio eletrônico, o extrato para que o usuário tenha o controle de suas chamadas. A partir do serviço de telefonia IP Corporativo as ligações para os telefones móveis corporativos também ocorrem sem custo e de forma transparente.

Outro serviço de telefonia é o VoIP Acadêmico (prefixo 3363), que faz ou recebe chamadas desde que o usuário configure seu computador, tablet ou smartphone e se cadastre no site www.telefonia.ufsc.br. O sistema obtém um crédito mensal para ligações locais em todos os campi da UFSC. “No ambiente acadêmico, as chamadas são ilimitadas”, informa Melo. Ele destaca ainda que com este ambiente cada usuário pode ter seu próprio ramal IP para fazer e receber chamadas gratuitas, bastando estar conectado à internet em qualquer lugar dentro ou fora da UFSC. “É um recurso muito valioso para quem viaja a trabalho e precisa manter comunicação com a instituição”.

Quem optar por manter o serviço de telefonia convencional não precisa se apressar, porque ele continuará a ser oferecido, por meio dos 3.300 ramais existentes. Mas, aos poucos, ele será substituído pelo IP Corporativo, que faculta a integração gratuita ao serviço de telefonia celular corporativa.

Hoje, já são 900 os ramais IP corporativos instalados, sendo que cerca de 100 estão nos novos campi, onde a telefonia é toda baseada em IP. A meta é fechar o ano com 1.300 ramais, atingindo, no final de 2012, mais de 50% da UFSC. “Vamos instalar de imediato pelo menos um IP corporativo por unidade”, garante Melo. Outras metas são substituir as 35 centrais analógicas por ramais IP, eliminando desta forma os “sub-ramais” até o final deste ano.

Resultados
Com os investimentos feitos nessa área, a UFSC consegue realizar sessões de videoconferência, transmissão de vídeo ao vivo e fazer chamadas telefônicas gratuitas entre os campi e as unidades, utilizando um sistema compatível com a telefonia convencional, o que permite a migração de forma gradual.

Outro projeto é o do Serviço de Impressão Corporativa, que permitirá um controle e uma economia substancial de papel e cartuchos. No último levantamento, em 2010, percebeu-se que havia cerca de 2.100 impressoras na instituição, sendo 300 de diferentes modelos, o que gerava grandes problemas de suprimento para o setor de compras. Com o novo sistema, que prevê a contratação da impressão, com integração em rede, haverá maior controle sobre essas operações. “A meta é contar com no máximo 500 equipamentos na instituição, usando entre oito e 10 modelos de equipamentos”, afirma Edison Melo. O serviço de impressão corporativa se integra ao projeto UFSC Sem Papel, pois a solução dispõe de recursos para digitalização de documentos e interação com os softwares de gestão administrativa e acadêmica.

Por fim, busca-se fazer com que mais usuários passem a utilizar o domínio @ufsc.br para o serviço de correio eletrônico institucional. Hoje, são mais de 800 domínios, o que dificulta a gestão neste campo. “Com a mudança, ganharemos espaço em disco e maior controle de spam”, afirma Melo. Além disso, quem recebe a mensagem saberá que efetivamente se trata de um e-mail originário da UFSC, o que eleva o seu grau de confiabilidade.

Mais informações no site da SeTIC (http://setic.ufsc.br) ou pelo telefone (48) 3721-7575

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista da Agecom

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