Sala de Leitura do Hospital Universitário completa seis anos

16/11/2011 17:08

Cerimônia contou com a presença do patrono, o escritor Salin Miguel, de colaboradores e de usuários do setor. Fotos: Wagner Behr / Agecom

Na manhã desta quarta-feira, 16 de novembro, a Sala de Leitura Salim Miguel do Hospital Universitário (HU) comemorou seu sexto aniversário. Estavam presentes na cerimônia a diretora de apoio assistencial, professora Maria de Lourdes Rovaris (representando a direção do HU), o escritor Salim Miguel, Elson Matos (representando a diretora da Biblioteca Universitária), a coordenadora da Sala de Leitura, Eva Maria Seitz, o diretor na biblioteca municipal de Florianópolis, Daniel Du Herval, além de colaboradores e usuários do setor.

No discurso inicial, Eva Seitz destacou que o espaço conquistou o respeito dos usuários e da instituição. “Em 2010 nós atendemos 4.339 pacientes, acompanhantes internos, externos e funcionários do HU. E 642 pacientes/acompanhantes retiraram livro aqui da sala de leitura”, lembrou Eva.

A coordenadora também ratificou que o espaço é referência em Florianópolis, pois somente o HU tem esse tipo de serviço na Ilha, e citou outros projetos conjuntos. “Nós participamos da rede Biblioteca Viva, do Ministério da Cultura. Somos um ponto de leitura reconhecido também pelo Concurso Machado de Assis, do Ministério da Cultura. Na Sepex nosso estande ficou no quarto lugar na categoria interatividade, o que é muito importante”, sorriu orgulhosa.

Logo a seguir, Eva enumerou os principais desafios da sala de leitura. “O principal e maior é ter uma equipe de trabalho permanente [atualmente a sala de leitura tem uma funcionária e cinco bolsistas]. Temos também que iniciar projetos com uma perspectiva de continuidade, formar um grupo de leitores que vai ler para os pacientes, uma Cineterapia para mostrar um filme, uma comédia a um paciente. Tudo isso para que o paciente se sinta mais em casa, o hospital não pode ser um ambiente estático”.

Maria de Lourdes Rovaris, que estava representando a direção do HU, disse à coordenadora que espera uma ampliação da grade para aumentar o número de servidores na sala de leitura. Ela também elogiou o trabalho e disse que a direção do HU tem que ter um olhar diferenciado para esse tipo de projeto.

Patrono da Sala de Leitura, o escritor Salim Miguel acompanha o movimento do espaço e falou sobre seu otimismo em relação ao projeto. “É exemplo de uma biblioteca com espaço vivo, não só uma estante com livros. Já dizia Monteiro Lobato que um país se faz com homens e livros, pois os livros servem para abrir os caminhos para o povo, para que possamos pedir mais para os nossos governantes, uma sociedade mais justa”.

No final do evento a coordenadora premiou as pessoas que mais pegaram livros no ano passado. O espaço fica aberto para pacientes, acompanhantes internos e externos e funcionários do HU. A  Sala de Leitura atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no terceiro andar do HU.

Mais Informações em 3721-8086 / http://www.saladeleiturahu.ufsc.br

Por José Wilson Fontenele / Bolsista de Jornalismo na Agecom

 

Tags: Sala de Leitura