Professores do Departamento de Engenharia Mecânica lançam livro nesta segunda
Orientar profissionais para utilizar técnicas que mitiguem ou eliminem riscos relacionados à segurança e ao meio ambiente. Esse é um dos principais objetivos do livro Metodologia para Análise de Risco: Mitigação da perda de SF6 em disjuntores, de autoria dos professores do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC Acires Dias e André Ogliari, em parceria com outros pesquisadores da Universidade e de outras instituições. A obra será lançada no próximo dia 28 de novembro, às 18h, na antessala do Auditório da Reitoria.
Integrante do grupo conhecido como Gases de Efeito Estufa (GEE), o Hexafluoreto de Enxofre (SF6) tem potencial de aquecimento 23 mil vezes maior que o Dióxido de Carbono (CO2) e é utilizado em vários equipamentos do setor elétrico, como disjuntores, transformadores e linhas de transmissão. “A nocividade desse gás para o aquecimento global exige maiores cuidados por parte das empresas e pessoas que operam ou fazem a manutenção desses equipamentos. Por isso era importante desenvolver uma metodologia de análise de risco para tratar do tema”, explica o professor Dias.
O livro é resultado de um projeto de pesquisa realizado, entre 2007 e 2010, pelo Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos (Nedip) da UFSC em parceria com a Eletrobras/ Eletrosul. Coordenado pelo professor Acires Dias, o projeto foi gerenciado pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) e tinha como foco mitigar a perda de gás SF6 nos disjuntores – em função da quantidade desse equipamento operados pela empresa e de sua importância para garantir o fornecimento de energia elétrica. “O livro compila os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto, transferindo para a sociedade, de forma mais ampla, o conhecimento gerado ao longo desses estudos”, afirma Dias.
Com 304 páginas, a obra é dividida em 14 capítulos e conta com a autoria de outros quatro pesquisadores: Luis Fernando Peres Calil, Emerson Rigoni, Eduardo Yuji Sakurada e Heitor Azuma Kagueiama. “Todos participaram do projeto de pesquisa e contribuíram para a produção do livro. Um verdadeiro trabalho em grupo, como exige a análise de riscos”, afirma o professor Dias.
Mais informações com o professor Acires Dias, pelo e-mail acires@emc.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-9719 .