Professor Samir Gerges é homenageado pela Sociedade Espanhola de Acústica

30/11/2011 15:16

Presidente da Sociedade Espanhola de Acústica, Antonio Pérez-López (direita), entrega placa reconhecendo trabalho do professor da UFSC Samir Gerges

A Escola Técnica Superior de Engenheiros Aeronáuticos da Universidade Politécnica de Madri e a Sociedade Espanhola de Acústica homenagearam o professor Samir N.Y. Gerges, docente aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. O professor se reuniu com especialistas em acústica da Espanha para um intercâmbio de conhecimentos na área.

Samir Gerges foi recebido pelo presidente da Sociedade Espanhola de Acústica, Antonio Pérez-López; pelo pesquisador Francisco Simón Hidalgo, do Centro de Acústica Aplicada e Avaliação não Destrutiva; César Díaz Sanchidrián, diretor do Laboratório de Acústica e Vibrações Aplicadas à Edificação, ao Meio Ambiente e ao Urbanismo, ligado à Escola Técnica Superior de Arquitetura; Arturo Benito, membro do Conselho Consultivo do programa europeu X-Noise e por Jesús López Díez, professor da Escola Técnica Superior de Engenheiros Aeronáuticos, especialista em acústica, aeroelasticidade, estruturas e vibrações.

O professor da UFSC é especialista em acústica, desenvolveu seu trabalho como docente do Departamento de Engenharia Mecânica e foi presidente da Comissão Internacional para Acústica (ICA). Recém-aposentado, publicou mais de cem artigos em revistas científicas e participou de mais de 400 congressos no campo de ruído e vibração. Suas pesquisas são numerosas e variadas, contemplando medidas de proteção auditiva em instalações industriais e veículos.

Na reunião de pesquisadores Samir Gerges explicou o trabalho realizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC em técnicas de beamforming. Esta técnica permite que remotamente sejam identificados e quantificados campos acústicos emitidos por fontes de ruído, mesmo em ambientes onde existem diferentes emissores simultaneos, com aplicações industriais, em máquinas, veículos e áreas urbanas.

Outro campo de atuação profisisonal de Samir Gerges são os veículos aeroespaciais, incluindo projetos de pesquisa desenvolvidos em colaboração com a fabricante de aeronaves brasileira Embraer, sobre o ruído interno e externo.

Após a reunião, a Sociedade Espanhola de Acústica entregou uma placa comemorativa para o professor da UFSC em função de sua recente aposentadoria, agradecendo suas contribuições e a “excelente cooperação” que manteve com a entidade sem fins lucrativos, que busca promover o avanço da acústica e garantir a proteção das pessoas contra níveis elevados de ruído.

Diferente laboratórios e centros da Universidade Politécnica de Madri desenvolvem atividades relacionadas ao camnpo da acústica. A universidade possibilitou a formação de um PhD em Engenharia Acústica, dois mestrados em Engenharia de Áudio da Indústria e Transportes e um mestrado em Engenharia de Áudio, Construção e Meio Ambiente.

Por Vanesa García / Gabinete de Comunicación ETSI Aeronáuticos, Universidad Politécnica de Madrid / Tel. 91 336 63 72 / gprensa.aeronauticos@upm.es (em tradução livre da Agecom)

Tags: acústica