Semana Ousada de Artes: oficina mostra como construir presépios em argila
Uma das atividades que vêm movimentando a 4ª. Semana Ousada de Artes, promovida pela UFSC e Udesc, é a oficina de presépio popular, que prossegue até esta quinta-feira, dia 24, na Praça da Cidadania. Artistas plásticos, Osmarina e Paulo Vilalva trazem a experiência do ateliê mantido no bairro José Mendes, em Florianópolis, para o campus, mostrando aos alunos o processo de elaboração das pequenas peças de argila que compõem o minipresépio, cuja base é um pedaço de casca de pente de macaco, árvore existente nas matas da Ilha de Santa Catarina.
A maioria dos frequentadores da oficina são servidores da UFSC e professores da rede pública, que aprendem a manipular a matéria-prima para fazer miniaturas das figuras sacras do presépio, dos animais, das loucinhas e dos elementos que decoram o cenário ao redor da minúscula manjedoura. “Eles entendem como construir a peça, queimá-la e pintá-la”, informa Osmarina Vilalva. “Depois, ficam sabendo como colar essas peças na estrutura do presépio, que é uma pequena casca de planta”. Completa o conjunto um raminho de árvore arrematado com flores desidratadas.
Osmarina, o marido (ambos autodidatas) e o filho Paulo Andrés (que estuda artes plásticas) já expuseram suas peças de cerâmica na Sepex e em outros eventos da UFSC, e a partir de 9 de dezembro montarão um presépio em tamanho natural na frente da Reitoria da instituição. Eles trabalham com arte desde a infância e também criaram conjuntos com temas como a procissão do Senhor dos Passos, o pão-por-deus, o boi de mamão e outras manifestações culturais da Ilha de Santa Catarina.
Salete Clara, uma das alunas da oficina, diz que nunca havia manuseado argila, mas garante que aprovou a experiência. “Achava que era muito difícil, mas não é”, assegura. Trabalhando há 23 anos na recepção da secretaria do Centro de Ciências Biológicas (CCB), ela diz estar “adorando” a sua primeira incursão pela arte.
Durante esta semana, na Praça da Cidadania, estão sendo realizadas também as oficinas de escultura em mármore, presépio de grande formato, desenhos para crianças e cerâmica utilitária.
Mais informações sobre a Semana Ousada de Artes podem ser buscadas em www.semanaousada.udesc.ufsc.br e pelo telefone (48) 3721-8304.
Por Paulo Clóvis Schmitz/Jornalista na Agecom
Acompanhe as notícias sobre a Semana OUsada de Artes:
– Semana Ousada de Artes: encontro com o escultor Pita Camargo
– Semana Ousada também convida a experimentar
– Banda SatisFire é a atração do Projeto 12:30 desta quarta
– Semana Ousada de Artes: pianista André Pires se apresenta nesta terça
– Semana Ousada de Artes: mais de cem espetáculos abertos ao público
– 4ª Semana Ousada de Artes começa nesta segunda com uma semana de espetáculos gratuitos
– Semana Ousada de Artes: começa hoje a Mostra de Cinema Argentino
– Ainda há vagas para oficinas gratuitas na Semana Ousada de Artes UFSC UDESC
– Começa distribuição gratuita de ingressos para 4ª Semana Ousada de Artes
– IV Semana Ousada oferece 22 oficinas de arte gratuitas e abertas ao público
– Semana Ousada de Artes: André Pires revira o cânone do piano brasileiro e dá oficina