Eleições na UFSC: consulta à comunidade universitária acontece entre 8h e 21h

17/11/2011 08:08

Nesta quinta-feira, 17 de novembro, a comunidade universitária vai às urnas para escolher os novos reitor e vice-reitor, que vão administrar a universidade no período de 2012-2016. A consulta será realizada das 8h às 21h, ininterruptamente. O resultado deve ser divulgado já na noite desta quinta-feira.

Cinco chapas estão concorrendo:

Acompanhe a seguir perguntas e respostas para esclarecer eventuais dúvidas sobre o processo de votação:

Alunos de cursos a distância na UFSC podem votar?
Os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação a distância da UFSC também podem votar. Mas para isso precisam comparecer ao campus da Trindade, em Florianópolis.

Alunos, servidores e professores dos campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville podem votar?
Sim, desde que estejam dentro das condições estabelecidas na resolução:

Os servidores docentes e técnico-administrativos ativos da Universidade, integrantes das respectivas carreiras e em efetivo exercício que constem do seu cadastro de pessoal ativo até o dia 17/10/2011.

Os alunos regularmente matriculados até o dia 17/10/2011.

Alunos que estão fazendo intercâmbio na UFSC podem votar?
Não. Os alunos de intercâmbio são aqueles que cursam um ou dois semestres na UFSC. Eles não podem votar pois estão regularmente matriculados na universidade de origem, e não na UFSC.

Podem votar os alunos estrangeiros regularmente matriculados na graduação e pós-graduação, como por exemplo os alunos do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PECG), Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação (PECPG).

Alunos de pós-doutorado podem votar?
Não. O pós-doutorado é considerado um estágio, e não um curso.

Alunos que estejam com a matrícula trancada podem votar?
Não. Para votar os alunos precisariam estar regularmente matriculados no dia 17/10/2011.

Todos os alunos do Colégio de Aplicação poderão votar?
Não. Apenas os alunos que tiverem a idade mínima de 16 anos na data de 17/10/2011.

Servidores docentes ou técnico-administrativos aposentados podem votar?
Não. Para votar é preciso estar em exercício.

Servidores docentes ou técnico-administrativos em licença podem votar?
Sim. São considerados em atividade.

Servidores docentes ou técnico-administrativos em férias podem votar?
Sim.

Eleitores que não estiverem em sua seção eleitoral podem votar em outra seção?
Não.

Existe alguma forma de votar a distância, por correspondência ou por procuração?
Não. O voto é presencial: o eleitor só pode votar na seção em que está apto. Não existe voto por procuração.

Um eleitor faz parte de diferentes segmentos da comunidade universitária, por exemplo: é professor e técnico-administrativo, ou é professor e aluno de pós-graduação. Como fica o voto nesses casos?
Cada pessoa vota uma única vez. As regras para os casos em que o eleitor faz parte de mais de um segmento estão definidas da seguinte forma:
– se é servidor docente e técnico-administrativo, votará como professor;
– se é servidor docente, técnico-administrativo e aluno, votará como professor;
– se é servidor técnico-administrativo e aluno, votará como técnico-administrativo;
– se é aluno matriculado no curso de pós-graduação e graduação, votará como aluno de pós-graduação.

O voto é obrigatório?
Não.

Quais serão as datas e horários da consulta?
O primeiro turno será realizado no dia 17 de novembro de 2011.
Se houver segundo turno a data marcada é 30 de novembro de 2011.
A consulta será realizada das 8h às 21h, ininterruptamente.

Como são as urnas?
São urnas eletrônicas, fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE).

Como é o processo de votação?
É um processo semelhante ao de votar para presidente, por exemplo:
– cada seção é composta por um presidente de mesa e dois mesários;
– o eleitor identifica-se junto à mesa, com um documento oficial com foto. Seu nome deverá constar do cadastro de eleitores da seção e da folha de votação;
– depois o eleitor dirige-se à urna eletrônica para digitar o número do seu candidato;
– é preciso digitar dois números. Portanto, lembre-se de colocar o número zero antes do número da chapa de seu candidato;
– em seguida aparecerá a foto e o nome. Para confirmar, basta apertar o botão verde, CONFIRMA. Para corrigir, aperte o botão laranja, CORRIGE. Para anular o voto, digite números diferentes dos que estão concorrendo e confirme. Para votar em branco, aperte a tecla Em Branco.

Posso votar em qualquer urna?
Não. Os eleitores estão organizados por seção eleitoral por Unidade Acadêmica ou Unidade Administrativa.Portanto, cada eleitor poderá votar em apenas uma urna.

Como localizo minha seção eleitoral?
As listagens com o nome dos eleitores e sua respectiva seção estão disponíveis nos links:

ELEITORES   DOCENTES

ELEITORES   DISCENTES (ALUNOS)

ELEITORES   TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

Quais documentos preciso levar para votar?
O eleitor deverá portar documento oficial com fotografia, como por exemplo a Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte.

Envie sua pergunta:
Se você tem alguma pergunta sobre o processo de consulta da UFSC, envie um email para agecom@agecom.ufsc.br. Por favor, informe no assunto da mensagem “Eleições UFSC”.

Por Laura Tuyama / Jornalista da Agecom

Saiba Mais:

– Nova edição do Jornal Universitário abre espaço para as cinco chapas inscritas nas eleições para a reitoria da UFSC.

– Comissão Eleitoral:  (48) 3721-2199 / http://comeleufsc.ufsc.br /

Acompanhe as regras da consulta à comunidade universitária:

– Res. Nº 004/COMELEUFSC/2011

– Res. Nº 003/COMELEUFSC/2011