Semana Ousada de Artes: “Sinfonia Terra” arrebata público na estreia; programação continua até sexta

22/11/2011 17:28
.

(clique para ampliar)

Peças Dentro Fora, baseada em texto de Samuel Beckett, e Oxigênio, de Márcio Abreu, são as grandes atrações das próximas noites. Camerata Florianópolis abriu a programação alcançando o máximo de “agudeza artística”

Um auditório lotado por cerca de mil pessoas ovacionou emocionado na noite de ontem (21) o espetáculo “Sinfonia Terra”, apresentado pela Camerata Florianópolis na abertura da 4ª Semana Ousada de Artes UFSC/UDESC, que até a sexta-feira (25), oferece uma centena de grandes espetáculos gratuitos e abertos ao público. Com a proposta de criar um espaço artístico de reflexão sobre a humanidade e o meio ambiente, o maestro Alberto Heller conseguiu arrebatar a plateia, somando o poder de três artes melódicas: a orquestra, o canto lírico e os versos de grandes autores como Goethe, William Blake, Alphonse de Lamartine, Dante, Basho, entre outros que postularam na poesia uma nova relação do homem com o ecossistema. “Nos enche de orgulho saber que uma produção com essa agudeza artística é da nossa própria terra”, elogiou o reitor Álvaro Prata ao comentar o espetáculo de estreia.

A semana prossegue às 20 horas desta terça-feira no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC com o Recital do pianista André Pires, um dos mais celebrados músicos, compositores e pesquisadores da área no país. Na quarta-feira, às 21 horas, a peça Dentro Fora, e na quinta-feira, em dois horários, 19 e 21 horas, a peça Oxigênio serão as grandes atrações da noite da Semana, todas ainda com vagas. Ao abrir o evento, às 20 horas, o reitor Prata registrou a importância das duas universidades continuarem reunindo seus esforços em torno da Semana Ousada para fortalecer a vida cultural na Capital e no Estado, sobretudo para cativar o público jovem. A secretária Maria de Lourdes Borges lembrou a importância da iniciativa na democratização do acesso à arte para as amplas camadas da população que não pode custear as entradas de grandes espetáculos como os que estão sendo apresentados. Falando em nome do reitor da Udesc, o Pró-reitor de Extensão Cultura e Comunidade, Paulino Cardoso, acentuou o crescimento e a descentralização da quarta edição da Semana Ousada, que agora comtempla não apenas a capital, mas 16 cidades do Estado.

Fazem parte desse supercircuito de arte e cultura as cidades de Araranguá, Balneário Camboriú, Calmon, Chapecó, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Joinville, Lages, Laguna, Ibirama, Matos Costa, Palma Sola, Palmitos, Pinhalzinho e São Bento do Sul. São mais de cem espetáculos gratuitos e abertos ao público, sendo sete de dança, 13 de música, 25 de teatro, oito de cinema, um de moda, além de 13 exposições e seis palestras. Um dos pontos fortes da programação é a oferta de 25 oficinas das mais variadas áreas artísticas, ministradas por profissionais de renome, todas ainda com vagas, exceto a de fotografia (Fotografando o In-visível). As apresentações ocorrem em mais de 40 espaços culturais pelo Estado, a maioria concentrada em Florianópolis.

Paralelamente começou ontem, no Auditório da Reitoria, a Mostra de Cinema Argentino, que até o dia 25 vai apresentar seis grandes realizações cinematográficas da década de 40 aos anos recentes, mostrando os percursos históricos dessa arte. O projeto 12:30 também está ocorrendo todos os dias, com uma pauta intensa de bandas e músicos e a  TV UFSC está transmitindo uma programação especial em homenagem ao poeta Cruz e Sousa, com a exibição do documentário Cruz e Sousa, a volta de um desterrado, de Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting e do filme  Cruz e Sousa o poeta do Desterro, do cineasta Sylvio Back, que será transmitido no dia 24 de novembro, Às 23 horas.

A secretária de Cultura e Arte da UFSC Maria Borges aconselha o público que quiser assistir as quatro apresentações mais concorridas a chegar um pouco antes do horário marcado para conseguir os ingressos que sobraram da distribuição antecipada. Para os demais eventos da programação e oficinas não é  necessário retirar bilhetes de entrada. “Estamos oferecendo ao grande público a oportunidade de entrar em um circuito cultural inteiramente gratuito, fruindo o que há de mais contemporâneo e arrojado em todas as expressões artísticas ”, convida a secretária.

 

Principais espetáculos – ainda com vagas

Recital André Pires – 22 de novembro, às 21 horas

O pianista, maestro, professor e pesquisador André Pires se apresenta nesta terça (22),  às 21 horas, no Auditório Garapuvu (Centro de Eventos).  O evento, que faz parte da Semana Ousada de Artes, tem entrada franca. Sob o título Presciliano Silva e Francisco Valle: ousando a tradição, André vai executar peças desses dois compositores  mineiros do século 19 ao piano e também comentá-las, sintetizando sua tese de doutorado defendida em junho último na Unirio.

Ambos os compositores tiveram parte de sua formação no Rio de Janeiro, mas Silva estudou depois em Milão, e Valle, em Paris. André constrói associações entre as peculiaridades das duas obras e as diferentes tradições musicais em que ambos mergulharam. Além de resgate histórico, trata-se de um exame crítico de processos de canonização cujas especificidades – relativas a toda a complexidade dos diferentes “romantismos” presentes no âmbito colonial – André realça musicalmente, com criatividade e rigor. Na abertura da tese, André comenta: “A música de Presciliano, operística ao gosto franco-italiano, perdeu espaço para a música romântica de viés germânico, quando da substituição do Império pela República em 1889; e a música internacionalista de Valle caiu no ostracismo após a instalação da hegemonia do pensamento nacional-modernista pós-1922”.

Professor do Curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora, premiado como pianista e como regente de coros – melhor regente, por exemplo, no Concurso Sudamericano de Interpretación Coral, na Argentina, em 2004 –, André preferiu resumir seu currículo no autorretrato seguinte.

Uma das composições interpretadas por André nesta terça pode ser ouvida aqui.

 

 

Dentro Fora – 23 de novembro, às 21 horas.

A peça Dentro Fora é uma homenagem a uma das mais famosas obras de Samuel Beckett, Dias Felizes. O espetáculo é uma metáfora sobre o ser humano contemporâneo. Conta o momento de duas personagens chamadas apenas Homem e Mulher, que se encontram presas dentro de duas caixas. A peça explicita a imobilidade do ser humano perante a vida.

 

 

Oxigênio – 24 e 25 de novembro, das 19 às 21horas.

Com a encenação de “Oxigênio”, a companhia brasileira de teatro lança no Brasil a obra de Ivan Viripaev, completamente inédita no país. O trabalho do dramaturgo, nascido na Sibéria, tem forte identificação com o trabalho da companhia. “A musicalidade da palavra expressa no texto, a forma de se colocar diante do público e a revisão do teatro como forma de contato com a plateia são apenas alguns dos elementos que nos conquistaram”, conta o diretor Márcio Abreu. O texto trata de assuntos contemporâneos como violência, terrorismo, racionalidade, consumismo. “Discute tudo isso investigando sobre o que é essencial na existência”, completa.

Dirigida por Marcio Abreu, com Patrícia Kamis, Rodrigo Bolzan e Gabriel Schwartz, o Vadeco, responsável também pela música, a trama parte de um crime passional. Um homem, acusado pelo assassinato da própria mulher é condenado, juntamente com sua amante. A partir dessa fábula começa uma discussão, polêmica e poética, sobre dramas de uma geração e o que é o “oxigênio” de cada um. A peça estreou em dezembro de 2010 na sede da companhia brasileira de teatro em Curitiba.

 

ATENÇÃO:

Para mais informações e fotos sobre as peças acesse o site da IV Semana Ousada de Artes.

http://www.semanaousada.udesc.ufsc.br/

Principais locais de apresentação:

Cinema

Hall do Centro de Cultura e Eventos/UFSC.

Auditório da Reitoria – UFSC

Dança:

Hall do Centro de Cultura e Eventos/UFSC

Cearte/UDESC

Teatro:

Igrejinha da UFSC.

Concha Acústica/UFSC.

Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos/UFSC

Música:

Auditório Garapuvu Centro de Cultura e Eventos/UFSC

Concha Acústica/UFSC – atividades todos os dias

Centro Cultural de Laguna.

Exposições:

Hall do Centro de Cultura e Eventos/UFSC

Sala Pitangueira Centro de Cultura e Eventos / UFSC.

Balneário Camboriú – CESFI – Centro de Convivência.

Oficinas:

Sala Laranjeira, Centro de Cultura e Eventos / UFSC.

Praça da Cidadania/UFSC.

Moda:

Pachá

Palestras

Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos/UFSC

Sala Goiabeira – Centro de Cultura e Eventos / UFSC

Auditório do Bloco Amarelo/UDESC

 

Divulgação:

Raquel Wandelli

Jornalista da UFSC na SeCArte

raquelwandelli@yahoo.com.br

Informações: 37218304

 

ousadaufscudesc@reitoria. ufsc.br

www.secarte.ufsc.br

www.semanaousada.ufsc.udesc.br

 

 

 

Tags: Semana Ousada de Artes