UFSC lança software livre para produção de conteúdo para TV Digital Interativa

04/10/2011 12:11

A UFSC lança nesta quarta-feira, 5 de outubro, o primeiro software livre desenvolvido na Universidade. A apresentação acontece durante o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia). O Célula é uma ferramenta de criação de conteúdo interativo para TV Digital, com funcionalidade similar a produtos do mercado como Adobe Première, mas que permite também a aplicação de interatividade sobre vídeos prontos.

Com o software, que disponibiliza para edição do programa uma linha temporal e recursos capazes de incluir e modificar imagens, textos e outras aplicações interativas, é possível programar condições que serão posteriormente acionadas pelo telespectador para abrir ou acessar cada opção. Essa é a ideia principal da interatividade: tornar tudo opcional para o usuário, que será informado sobre os momentos do vídeo em que há uma interatividade disponível e, através de botões previamente programados, optará por acessá-la ou não.

Atualmente ainda há dificuldade na produção de conteúdo interativo, pois esse processo exige conhecimentos específicos e equipes de programadores, e acaba gerando altos custos. O objetivo é fazer do Célula um software capaz de acabar com essa dificuldade e possibilitar a produção de conteúdo interativo por emissoras de baixo orçamento: o foco é a simplicidade, o que o torna uma ferramenta eficiente e facilmente utilizável. Desenvolvido pelo Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD), o Célula teve sua primeira versão, já funcional, pronta no fim de 2010, embora o protótipo tenha sido pensado no ano de 2009. Agora, o código-fonte está sendo totalmente reestruturado.

A segunda versão, além de permitir a produção de conteúdo interativo para outras plataformas além da TV digital, como web, por exemplo, poderá ser usada não apenas para fins jornalísticos, mas também na educação a distância. O código-fonte do Célula só deve ser liberado após sua completa reestruturação. Por enquanto, ele será lançado como uma ferramenta de uso livre.

O Célula, que além de livre será um software totalmente grátis, é a primeira contribuição oficial da UFSC para a produção de softwares livres pelo Brasil, considerado um expoente mundial do movimento. Seu lançamento é um importante passo para facilitar e incentivar a produção de conteúdo interativo no país, e também divulgar o conhecimento produzido na UFSC.

Saiba Mais:

O software livre: é aquele que prevê em seu contrato de licença que qualquer usuário possa copiar, instalar e utilizar o programa como bem desejar, além de poder estudar seu código-fonte e melhorá-lo, redistribuindo cópias inclusive com as alterações feitas. Dessa forma, todos os usuários contribuem para a melhoria, atualização e evolução do software, ajustando-o a suas necessidades e criando novas possibilidades de uso. O movimento software livre, cujo conceito existe desde 1983, tem desdobramentos importantes para a economia dos países em desenvolvimento, a inclusão digital e a disseminação do conhecimento.

O Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web – WebMedia: é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que reúne pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web, para debates, palestras e minicursos. Está sendo realizado até o dia 6 de outubro, no Oceania Park Hotel, na Praia dos Ingleses

Mais informações: Mathias Henrique Weber, mathias@incod.ufsc.br, 8824-4368