Semana de Cinema discute festivais

19/10/2011 17:30

A 5ª Semana de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou na tarde desta terça-feira (18/10) a mesa de discussão A Importância dos Festivais para a Visibilidade do Cinema Brasileiro. As convidadas foram Luiza Lins, realizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e Fernanda Viacava, diretora do Festival de Cinema de Paulínia, e o professor Mauro Pommer mediou o debate. O debate abordou a expansão dos filmes no circuito não comercial e a multiplicação dos festivais como agente disseminador da cultura cinematográfica brasileira. Essa é a segunda mesa de discussão do evento, que começou na segunda, dia 17, e termina no dia 22 de outubro.

Luiza Lins destacou o papel fundamental dos festivais como via de fuga do circuito comercial de cinema – dominado pela indústria estadunidense. Para ela, “o Brasil é submisso às imposições culturais desta indústria, e os festivais servem para alcançar o público que não conhece o cinema nacional ou que não tem a oportunidade de entrar numa sala de cinema pelo alto preço dos ingressos e pela falta de salas populares no Brasil”, já que a maioria dos cinemas estão dentro de shoppings centers.

Fernanda Viacava afirmou que “o festival é a oportunidade do cinema brasileiro ser visto e conhecido da forma mais democrática possível, sem a cobrança de ingressos – na maioria – e com produções que não compõem a grade de filmes das salas comerciais”.

Logo após as exposições, foi exibido o making-off da 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, realizada em julho deste ano. Depois, os participantes da semana puderam fazer perguntas e conversar com as convidadas.

Mais informações: www.semanadecinema.ufsc.br

Por Ricardo Pessetti/Bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: 5ª Semana de Cinema da UFSC