II Seminário de Arquivologia da UFSC discute a profissão

27/09/2011 18:39

.

Maria Teresa: livros didáticos produzidos entre 1930 e 1960 influenciaram formação mais humanística em SC - Foto: Brenda Thomé

O curso de Arquivologia realizou segunda e terça  (26 e 27) o II Seminário de Arquivologia. O evento, todo organizado pelos graduandos da UFSC, conta com a participação de alunos e professores da Udesc e de outras regiões do Estado. O seminário tem como objetivo discutir a profissão e falar sobre a I Conferência Nacional de Arquivologia (I CNARQ), que vai ser realizada entre 15 e 17 de dezembro, em Brasília.

Na palestra desta terça, a professora de História da Udesc Maria Teresa Santos Cunha falou sobre “O Historiador no Arquivo: um estudo sobre os livros do Museu da Escola Catarinense”. A palestrante contou como os livros didáticos entre 1930 e 1960 influenciaram a formação de professores do estado até 1970. “Nós buscamos entender de que forma os livros daquela época eram lidos, e quais eram lidos. Chegamos a conclusão que a maioriadas obras da Escola Normal de SC era de formação humanística, enciclopedista. Havia poucos livros técnicos de física e química, por exemplo, então a formação de professores aqui no estado até 1970 era mais humanística que técnica”.

A I Conferência Nacional de Arquivos, que acontecerá em Brasília, tem como objetivo propor ao Governo Federal um conjunto de ações e metas com prazos acerca da implantação do Plano Nacional de Arquivos. Eliana Bahia, coordenadora do curso de Arquivologia, explica que o novo plano procura atualizar a lei dos arquivos do Brasil. “A lei nacional é de 1991, então não acompanha a evolução do século XXI. Toda evolução passa também pela memória documental, institucional, e temos que promover um olhar contemporâneo nesse assunto”.

A conferência em Brasília terá seis eixos de discussão: Regime jurídico dos arquivos no Brasil e a Lei n° 8.159, de 8 de janeiro de 1991; a administração pública e a gestão de arquivos; políticas públicas arquivísticas; acesso aos Arquivos, Informação e Cidadania; e arquivos privados; e Educação, Pesquisa e Recursos Humanos para os Arquivos.

Antes do encontro em Brasília ocorrerão as cinco conferências regionais. A da região Sul será realizada no Rio Grande do Sul entre 21 e 22 de outubro. A UFSC participará com 250 congressistas.


Por José Fontenele/Bolsista de Jornalismo da Agecom

Tags: Arquivologia