Geólogos do Ceped/UFSC avaliam áreas atingidas em Ilhota e Rio do Sul

12/09/2011 11:00

Na manhã de ontem, 11, dois geólogos da equipe técnica do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da UFSC foram deslocados para vistoriar pontos de deslizamento nos municípios de Ilhota e Rio do Sul.

No município de Ilhota, foram avaliadas fissuras nos Morros do Baú, do Braço do Baú e do Fischer. De acordo com o diretor de prevenção da Defesa Civil Estadual, major Emerson Emerim, “caso seja concluído que há o perigo de deslizamento, as casas serão interditadas imediatamente”. As pessoas que vivem nos locais em risco já foram retiradas e estão em abrigos na cidade ou em casas de parentes.

A equipe deve entregar o Relatório Técnico de Avaliação, em até uma semana. O documento caracteriza do local e os danos ocorridos, identifica as coordenadas geográficas e recomenda ações aos órgãos responsáveis pelo atendimento ao desastre. Esse apoio técnico do CEPED UFSC é uma parceria com a Defesa Civil Estadual, através do projeto Suporte Técnico para Avaliação de Áreas Atingidas por Desastres em Santa Catarina.

As equipes do CEPED UFSC permanecem em alerta devido à possibilidade de novas solicitações da Defesa Civil para atender outras localidades. De acordo com o boletim das 8h, divulgado hoje, 12/09, pela Defesa Civil Estadual, as enchentes no Vale do Itajaí afetaram 935.932 pessoas em 91 municípios, 36 estão em estado de Emergência. Nove municípios permanecem em estado de calamidade pública, quando a situação de emergência excede a capacidade de resposta do município: Agronômica, Brusque, Rio do Sul, Ituporanga, Aurora, Presidente Getúlio, Laurentino, Lontras e Taió.

Fonte: Ceped/UFSC

Foto: Rafael Wiethorn – SECOM/SC

CEPED/UFSC visita áreas de enchentes

Tags: cepedenchentesUFSC