Fronteiras do Pensamento
Com o apoio da UFSC, via Agência de Comunicação – Agecom -, a RBS realiza dias 27, 28 e 29 de setembro, diariamente a partir das 20 horas, no Centro de Eventos da FIESC, o seminário internacional Fronteiras do Pensamento. Pela primeira vez em Santa Catarina, esta edição vai contar com a participação da jornalista e escritora norueguesa Asne Seierstad, a oceanógrafa americana e colaboradora da National Geographic Sylvia Earle, além do ex-ministra da Educação da França e filósofo Luc Ferry.
Organizado desde 2006, o ciclo de altos estudos é uma referência nacional e já passou por Porto Alegre, Salvador e São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.blueticket.com.br, e na UFSC, na Livraria Livros e Livros, no Centro de Cultura e Eventos, local que provavelmente sediará o próximo “Fronteiras” em 2012.
Asne Seierstad é autora de “O Livreiro de Cabul”, obra traduzida em mais de 30 línguas, e “101 dias em Bagdá”, em que expôs relatos do período da guerra do Iraque, além do livro “De costas para o mundo”, em que retrata os conflitos entre Sérvia e Kosovo. Como jornalista, Seierstad recebeu prêmios como o britânico Ethnic Multicultural Media Award e o francês Prix de Libraires, em 2004, e o italiano Maria Grazia Cutuli, no ano seguinte. “O Livreiro de Cabul vendeu três milhões de cópias e encabeçou as listas dos mais vendidos do jornal The New York Times por várias semanas, além de ter sido considerado pela crítica um dos melhores livros de reportagem sobre a vida afegã depois da queda do Talibã.
Sylvia Earle é mestre e doutora pela Duke University (Carolina do Norte – USA). Ao longo de seus mais de 50 anos de carreira, Earle fundou a Mission Blue Foundation e se tornou diretora executiva de quase uma dezena de fundações e ONGs voltadas à proteção das águas. Autora de mais de 150 publicações científicas, direciona seus estudos ao desenvolvimento de novas tecnologias para o acesso e proteção de ambientes marítimos remotos.
O ex-ministro da Educação da França é reconhecido mundialmente como defensor do Humanismo Secular. Luc Ferry já foi professor de Filosofia nas Universidade de Lyon II, Caen e Paris VII, além de fundador do Collége de Philosophie. Enquanto ministro de Jacques Chirac – de 2002 a 2004 -, focouna melhoria da escrita e leitura das crianças e adolescentes franceses, enfrentou greves de professores e se tornou polêmico por proibir o uso de símbolos religiosos nas escolas públicas francesas.
Serviço:
Fronteiras do Pensamento em SC
Com Luc Ferry, Asne Seierstad e Sylvia Earle
Data: 27, 28 e 29 de setembro (terça, quarta e quinta-feira)
Horário: diariamente a partir das 20 horas
Local: Centro de Eventos da Fiesc – Admar Gonzaga, 2765, Itacorubi
Realização: ADVB SC
Co-realização: RBS Eventos
Patrocínio: OI
Apoio: Brasken e UFSC
Promoção: Diário Catarinense
Passaporte Fronteiras do Pensamento: R$ 250,00; meia-entrada: R$ 125,00; desconto de 50% para estudantes, professores e portadores de deficiência física.