Presidente da Associação Epidemiológica Internacional ministra aula na UFSC
Os programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e em Nutrição realizam aula inaugural nesta terça-feira, dia 30 de agosto, às 8h30min, no auditório do Hospital Universitário (HU). O ministrante será o professor Cesar Gomes Victora, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atual Presidente da Associação Epidemiológica Internacional (período de 2011-14). O tema será Por que fazer pesquisa? A palestra também comemora os 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC.
Cesar Gomes Victora é médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e PhD emEpidemiologia da Assistência Médica pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres. Co-fundador do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professor Emérito de Epidemiologia na UFPel, onde trabalha desde 1977.
Realizou extensas pesquisas no Brasil e já atuou como pesquisador ou consultor em mais de 40 países, assessorando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Suas pesquisas incluem as áreas de saúde e nutrição materno-infantil, amamentação, coortes de nascimento, desigualdades sociais e avaliação de serviços de saúde, tendo resultado em cerca de 500 publicações científicas.
Em 2003, coordenou a Série de Sobrevivência Infantil Lancet/Bellagio, um conjunto de cinco artigos científicos com grande impacto sobre as políticas globais. Atua ainda como pesquisador nível 1-A do CNPq, Professor visitante das Universidades de Londres e John Hopkins e Membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas internacionais.
Recebeu o Prêmio Conrado Wessel de Medicina em 2005 e o Prêmio Scopus/CAPES por produtividade científica em 2006, sendo eleito neste mesmo ano para a Academia Brasileira de Ciências e indicado para a Comissão Nacional de Determinantes Sociais em Saúde. Em 2008 recebeu o Prêmio Abraham Horwitz para Liderança em Saúde Inter-Americana, da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), tendo sido também agraciado com o grau de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008) e da Ordem Nacional do Mérito Médico (2010).