Livro mostra que aposentadoria não é sinônimo de mesmice

Professora Dulce Soares, uma das autoras, é coordenadora do Laboratório de Informação e Orientação Profissional
Para muita gente se aposentar significa não fazer nada, ficar olhando o tempo passar e preparar-se para a morte. Hoje, pode ser o ponto de partida para uma nova fase na vida, até porque a expectativa aumentou e muito. Espécie de dia depois de amanhã, não precisa ser uma porta para a mesmice ou estagnação.
Na verdade, pode ser o ponto de partida para uma nova fase na vida. É o que preconiza o livro AposentAção-Aposentadoria para ação, da psicóloga perita em previdência Aline Bogoni Costa e da especialista em orientação vocacional Dulce Helena Penna Soares, com lançamento agendado para a esta quinta-feira, dia 1º, às 19h30min, na Megastore Saraiva, em Florianópolis.
Publicado pela Vetor Editora, a obra se propõe a trazer orientação psicológica para o leitor não cair na estagnação e refletir sobre novos projetos e a construção de um futuro com possibilidades. O trabalho de Costa e Soares é direcionado aos aposentados e também aos educadores e profissionais que trabalham com pessoas já aposentadas, e reúne sugestões de como montar grupos para compartilhar experiências e ideias.
“Aposentar-se pode ser muito mais fácil se tivermos projetos para realizar. Muitas vezes é mais difícil deixar do mundo do trabalho do que ingressar nele”, destaca Dulce Soares, coordenadora do Laboratório de Informação e Orientação Profissional, psicóloga e professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC.
Informações pelos fones (48)3721-9283, (11), 3146-0324 ou www.vetoreditora.com.br