IX Encontro Catarinense de Saúde Mental reúne mais de 600 pessoas
O IX Encontro Catarinense de Saúde Mental (ECSM) (http://www.ccs.ufsc.br/saudemental), que acontece no auditório do Centro de Eventos desde domingo, 28, termina nesta terça, às 18h com a realização da Plenária Final quando ocorrerão propostas para o III Congresso Brasileiro de Saúde Mental Fortaleza e para a V Conferência de Saúde Mental.
O evento teve 650 inscritos, entre estudantes e profissionais e contou com convidados de instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidad do Chile (Chile) e Universitat Roviria i Virgili (Barcelona). Além de palestras e mesas-redondas, aconteceram nove minicursos na manhã de domingo, 27, onde foram discutidos temas como álcool e saúde mental do trabalhador.
Um dos principais assuntos comentados durante o evento foi a celebração dos 10 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei No. 10.216/2001) que instituiu novos modelos de tratamentos mentais no Brasil. “A lei ficou transitando 12 anos no Congresso. Foi uma grande vitória quando conseguimos a aprovação”, contou Walter Oliveira, coordenador geral do ECSM.
Anne Caroline Santos é residente em Saúde Mental no Rio de Janeiro e veio até Florianópolis participar do Encontro. “Quero levar novas experiências para o Rio. As políticas a respeito dos tratamentos são mais avançadas aqui em Santa Catarina”.
O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS-UFSC) e pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme). O Encontro Catarinense de Saúde Mental acontece a cada dois anos e a próxima edição está prevista para acontecer em Joinville.
Mais informações http://www.ccs.ufsc.br/saudemental ou Walter Oliveira (walter@ccs.ufsc.br)
Por Rafaela Blacutt/ bolsista de jornalismo na Agecom