Diretores defendem desocupação urgente da reitoria
Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 26, com o reitor Alvaro Toubes Prata e o vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, os diretores de centro da Universidade Federal de Santa Catarina defenderam a desocupação urgente da reitoria pelos estudantes, como forma de preservar o patrimônio público e evitar mais prejuízos para a instituição. “O momento é de união e da busca de decisões consensuais”, afirmou o reitor ao explicar as razões da convocação do grupo, assim como ocorreu com os pró-reitores e secretários, em outro encontro, no início da manhã.
Às 14h de hoje, haverá uma reunião da Administração Central da UFSC com o Diretório Central de Estudantes (DCE) para tentar encontrar uma solução, uma vez que todas as reivindicações feitas pelos alunos já foram atendidas. Na reunião, os diretores fizeram uma série de considerações e análises acerca das motivações da invasão, e elogiaram a postura do reitor Alvaro Prata, que vem priorizando o diálogo desde o início, inclusive em relação à greve dos trabalhadores técnico-administrativos, que estão parados desde o dia 6 de junho.
O reitor aproveitou para dar duas boas notícias aos diretores: o encaminhamento do projeto de lei nº. 2134/2011, que autoriza a criação de novos cargos nas instituições federais de ensino, e a contratação de mais 123 docentes, além dos 150 que já estavam assegurados para a UFSC. A ideia do reitor é dar uma atenção especial aos três campi da Universidade no interior do Estado.