DCE e Administração discutem caminhos para solucionar crise

26/08/2011 16:48

A direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE) manteve hoje à tarde uma reunião com a Administração Central da UFSC para tentar retomar a pauta e as negociações após a ocupação e o fechamento dos acessos ao prédio da Reitoria.

O reitor Alvaro Prata lamentou a radicalização e solicitou que, em nome da negociação que se encontrava em andamento, os estudantes liberassem logo aquele espaço público. Os pró-reitores condenaram a ação dos estudantes, elencando uma série de conquistas, obras e benefícios viabilizados nos últimos três anos.

As lideranças do DCE sublinharam que não estavam, na reunião, para debater suas formas de luta e que obedeciam às decisões soberanas da assembleia geral. Insistiram nas críticas conjunturais, condenando “a expansão sem respeito à qualidade”, e reforçaram como “ponto-chave” do movimento o reajuste de 30% da Bolsa Permanência. Deram a entender que essa é a condição para deixar o prédio da Reitoria.

A Administração da UFSC, por sua vez, deixou claro que a negociação só será possível com a desocupação, uma vez que o “ato de força” impede o funcionamento e compromete até mesmo o pagamento das bolsas.

Já em nota de esclarecimento o DCE procura justificar a atitude tomada pela assembleia.