Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação terá representantes da UFSC

09/08/2011 11:15

Os servidores da Biblioteca Universitária Alexandre Pedro de Oliveira e Roberta Moraes de Bem participarão 24º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) que acontece entre os dias 7 e 10 de agosto em Maceió, Alagoas. Os representantes da UFSC apresentarão seus trabalhos na sessão de painéis no último dia do evento. A edição deste ano tem como tema central Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclusão Social.

Oliveira apresentará um pôster classificado pela organização do evento na temática Direito à Informação, Acesso à Informação e Inclusão Social, uma das três áreas da exposição de painéis. O trabalho é baseado no e-book Sistema Eletrônico de Editoração de revista (SEER): Processo editorial, que explica as etapas de editoração de revistas científicas neste sistema.

O livro, publicado em março deste ano, foi escrito por Oliveira em parceria com a chefe do serviço de Periódicos da BU Andréa Figueiredo Leão Grants e a bibliotecária da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Tatyane Barbosa Philippi, num trabalho que envolveu as duas universidades.

Segundo o bibliotecário, era necessário criar um material que orientasse o usuário do sistema SEER sobre como é feito o gerenciamento editorial do sistema. “Algumas pessoas não utilizavam os recursos e ferramentas disponíveis no sistema, então nós fizemos esse mapeamento que explica o fluxo editorial do SEER”, disse Alexandre Pedro Oliveira.

O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas é um software de gerenciamento e publicação de periódicos científicos eletrônicos realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT). O sistema SEER é uma customização do Open Journal Systems (OJS), software desenvolvido pela Public Knowledge Project (PKP), da University of British Columbia.

Videoaulas

O pôster apresentado por Roberta, diferente de Oliveira, está classificado na temática Informação, Conteúdos e Conhecimento na Sociedade da Informação. A bibliotecária é uma das criadoras do projeto de videoaulas explicativo para o uso do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tema do trabalho.

O projeto é resultado da parceria entre biblioteca e o Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) e venceu um concurso em 2009 promovido pela própria Capes. Passou a ser executado no ano seguinte por uma equipe de oito pessoas, das quais quatro participaram da confecção do painel. “Eu sou apenas representante do grupo no congresso, pois esse trabalho é o resultado do esforço de todos”, disse Roberta que é chefe do setor de Referência da BU.

As aulas, disponíveis na conta da biblioteca no site de vídeos Youtube, são utilizadas por várias universidades do país, cursos do Ensino a Distância e usuários do portal Capes. Até o momento, sete vídeos foram postados e o projeto continua em andamento. “Fazer as aulas requer tempo, mas estamos preparando novas orientações para os alunos e usuários não só da UFSC, mas de todo o país”, destaca Roberta Moraes de Bem.

Por Lucas Inácio / Bolsista de Jornalismo Biblioteca Universitária / (48) 3721-9603 / www.bu.ufsc.br

Tags: Biblioteca Universitária