Observatório de Ética promove Seminário Brasil-Argentina de Jornalismo Investigativo
A UFSC será o ponto de encontro de profissionais e especialistas em jornalismo investigativo. O Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PosJor) promovem nos dia 9 e 10 de junho, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), o 1º Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo (Bapijor).
http://1bapijor.webnode.com.br
“O evento que tem um caráter acadêmico e profissional, mas é apenas um inicio de um diálogo mais profundo”, comenta Samuel Lima, professor de jornalismo investigativo da UFSC e um dos coordenadores do evento. De acordo com Samuel, a intenção é aproximar a prática da investigação jornalística das pesquisas acadêmicas feitas pelos cursos de pós-graduação, estreitando o diálogo entre Brasil e Argentina no âmbito da investigação jornalística. A Universidade de Quilmes e o Foro de Periodismo Argentino (FOPEA) apóiam o evento.
As inscrições para assistir no auditório estão encerradas. Quem não obteve uma vaga tem a oportunidade de acompanhar as atividades pela internet. Basta seguir a conta no twitter do Observatório da Ética Jornalística no endereço (http://twitter.com/#!/objethos) e a hashtag #bapijor. Os alunos da graduação e pós do curso de jornalismo fazem a cobertura ao vivo.
Durante o seminário serão realizadas quatro mesas de debate com profissionais e especialistas da área. Os convidados discutem temas como jornalismo e cidadania e também ética nas etapas do fazer jornalístico. José Roberto de Toledo, fundador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), estará na mesa 1 do seminário, com o tema “Estratégias e Modos de Investigação”. A lista completa de palestrantes está no endereço: (1bapijor.webnode.com.br/palestrantes)
Intercâmbio Cultural
O encontro também tem a presença de Miguel Rep, ilustrador do jornal argentino Página 12 e também colaborador do jornal espanhol El País. O chargista está na cidade a convite especial do Departamento de Literatura e Línguas Estrangeiras Ele conversará com o público do encontro no dia 9, às 19h.
O evento tem patrocínio da FAPESC e conta com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e da Casa do Jornalista.
Mais informações: (48) 3721-4831 e http://1bapijor.webnode.com.br
Por Darilson Barbosa / bolsista de jornalismo na Agecom