Congresso discute implantação da TV Digital no Brasi

28/06/2011 09:08

Retrospectiva da história da televisão catarinense, políticas públicas e mudanças no cenário de telecomunicações no Brasil, contribuições trazidas com a implantação da TV Digital. Estes foram alguns dos debates desta segunda-feira no I Congresso de Televisão Digital do Mercosul, com o tema Criando, Gerindo e Disseminando Conteúdos e Serviços em TVD. O evento é organizado pelo TVD Sambaqui, Grupo de Pesquisa TV Digital do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, e acontece no Centro de Eventos da UFSC, integrando a programação do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM2011).

As atividades iniciaram com o discurso do professor Neri dos Santos, do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento e coordenador do projeto de TVD Sambaqui.  Na sequência, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Sousa, e o administrador do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, Ronaldo dos Anjos, fizeram suas apresentações e enfatizaram a dificuldade em obter arquivos na televisão analógica e a perspectiva de que esta realidade mude com a chegada da nova tecnologia.

Após o intervalo, os cerca de 50 participantes assistiram à palestra do cineasta Silvio Da-Rin, que já realizou diversos filmes e vídeos, vários deles premiados em festivais nacionais e internacionais. Em 2007 foi nomeado Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura. Atualmente, ocupa uma gerência-executiva na TV Brasil. Em sua palestra, pontuou algumas políticas brasileiras voltadas à implantação da televisão digital.

Logo depois foi a vez da professora Cosette de Castro da Universidade Católica de Brasília realizar a sua apresentação. Cosette fez Pós-Doutorado na Cátedra da Unesco de Comunicação/Metodista. É doutora em Comunicación y Periodismo pela Universidade Autônoma de Barcelona/ Espanha. Possui mestrado em Comunicação e Cultura pela PUC/RS, especialização em Educação Popular pela Unisinos/RS e graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas/RS.

No I Congresso de Televisão Digital, Cosette fez uma abordagem sobre as diferenças entre o sinal analógico e o digital, mostrou as mudanças que a nova tecnologia irá proporcionar, e relatou as iniciativas e campanhas realizadas em outros países da América do Sul para tornar mais popular os recursos da TV Digital.

O I Congresso de Televisão Digital do Mercosul segue até o dia 29 de junho. Nesta terça-feira, os trabalhos iniciam com uma apresentação do professor Fernando Spanhol, que falará sobre o projeto TVD Sambaqui. Na sequência, acontecem as palestras do professor Luis Valle da Universidade Palermo da Argentina e de Demetrius Ribeiro da Sábia Experience S.A.

Todas as atividades do evento são transmitidas pelo endereço www.tvled.ufsc.br/aovivo. Informações: (48) 3721-7128 / 8466-7939

Por Claudia Xavier / Jornalista LED/UFSC

Tags: Congresso de Televisão Digital