BU disponibiliza guarda-volumes preferenciais para usuários com deficiência
A Biblioteca Universitária está disponibilizando seis guarda-volumes para os usuários com deficiência. Localizados próximos a recepção do prédio central, os armários foram escolhidos pela facilidade, sendo sinalizados com adesivos na cor amarela. Avisos impressos e em braile também serão providenciados para a orientação de alunos, professores, técnico-administrativos e comunidade em geral.
Vinícius Schimidt, aluno da sexta fase do curso de Jornalismo e cadeirante, aprovou a mudança nos guarda-volumes. “Mesmo em se tratando de uma universidade, a acessibilidade ainda não é das melhores, por isso esse tipo de iniciativa, que parece pequena, ajuda a melhorar nossas condições”.
A iniciativa é da coordenação do Ambiente de Acessibilidade Informacional (AAI) que fica localizado no térreo da BU. O espaço é voltado às pessoas com necessidades especiais, principalmente com deficiência visual, possuindo impressora e máquina de escrever em braile, além de mapas e livros também neste tipo de impressão.
O AAI conta ainda com revistas, livros de literatura e dicionários em formato mp3 (disponíveis para empréstimo) e no sistema Livro Digital Acessível (LIDA) – uma espécie de arquivo de áudio interativo – para uso no local. Outros equipamentos como lupas eletrônicas, gravadores de voz e notebooks também estão à disposição na sala do AAI.
Mais informações no e-mail aai@bu.ufsc.br ou pelos telefones 3721-8334 com Silvia Carvalho e Valquíria Lago ou 3721-6470 com Roberta Moraes.
Por Lucas Inácio/ Bolsista de Jornalismo na Biblioteca Universitária