NEA promove exposição “Culto ao Divino Espírito Santo”
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC – NEA – recebe de 01 de junho a 15 de julho a Exposição Culto ao Divino Espírito Santo. A mostra vai apresentar algumas indumentárias, fotografias, alfaias(adornos) e objetos utilizados durante os festejos durantes os festejos no Arquipélago dos Açores e em Santa Catarina.“Com certeza é a maior herança cultural que os povoadores açorianos deixaram na religiosidade popular em Santa Catarina”, avalia Joi Cletison Alves, diretor do núcleo.
Uma herança, segundo Alves, onde o sagrado e o profano convivem lado a lado. “Este ano estamos comemorando os 263 anos da chegada dos Açorianos ao Brasil Meridional, especificamente ao estado catarinense. Estas famílias que aqui chegaram trouxeram em sua bagagem uma cultura muito rica que deixaram em nosso estado. Hoje encontramos marcas desta herança cultural no artesanato, culinária, religiosidade, arquitetura, crença e mitos e no nosso jeito de falar e em muitos outros aspectos”, arremata.
É justamente no artesanato, e neste caso com a cerâmica figurativa, que os artistas populares reproduzem imagens de sua herança cultural. Nesta exposição será apresentado um cortejo do Divino em miniatura produzidos pelos artesãos Paulo e Osmarina Villalva, além de conjuntos de trajes de imperadores mirins da cidade de Florianópolis, um tambor da Folia do Espírito Santo vindo da cidade de Penha e uma rabeca que também é um instrumento usado nas cantorias do Divino e trazida da cidade de Imarui, no litoral sul do estado de Santa Catarina.
A bandeira do Divino Espírito Santo, considerado o maior símbolo desse tipo de manifestação, é originária de Itajaí e também estará exposta. Já a coroa, o cetro e a salva em prata lavrada, são originários da Ilha Terceira/Arquipélago dos Açores. Completam a exposição fotografias das festas do Espírito Santo em São José, Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha do Arquipélago Açorianos Terceira, Graciosa e Pico nos Açores.
As Festas do Divino são realizadas no mesmo dia tanto aqui como nos Açores, comemoram o Petencostes (cinquenta dias após a ressurreição) e este ano acontecem no dia 12 de junho.
A promoção é da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, Governo dos Açores/Direção Regional das Comunidade, com realização do Núcleo de Estudos Açorianos e apoio da Agência de Comunicação da UFSC/Agecom.
Exposição Culto ao Divino Espírito Santo
Local: Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos/UFSC
Visitação: 2ª às 6ª feiras, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas
Informações: (48) 3721.8605 ou nea@nea.ufsc.br
Fotos para divulgação: