Exposição Imagens dos Açores prepara Sombrio para a 18° AÇOR

05/04/2011 16:55
Exposição pretende mostrar as semelhanças entre a cultura açoriana de SC e a de Portugal

Exposição pretende mostrar as semelhanças entre o cotidiano dos descendentes catarinenses e dos moradores de Açores

A exposição Imagens dos Açores, do historiador e fotógrafo Joi Cletison, diretor do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC, abre, a partir da quarta, 06/04, uma série de eventos que o NEA irá realizar em Sombrio como preparação do 18° AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que acontece na cidade entre os dias de 23 e 25 de setembro.

São 30 imagens em tamanho 40X50 cm em papel fotográfico em cores, mostrando arquitetura, festas populares, costumes tradicionais,  freguesias rurais, artesanato,  folclore e também as belezas naturais do arquipélago. A exposição tem como objetivo mostrar aos descendentes de açorianos as semelhanças entre diversos aspectos da vida nos Açores e o cotidiano dos morados do litoral catarinense.

O evento  marca também mais um aniversário da Casa da Cultura. Na abertura haverá a apresentação do Grupo Folclórico Açor Sul mostrando danças originárias do Arquipélago dos Açores. A promoção do 18º AÇOR será da Prefeitura Municipal de Sombrio em parceria com a UFSC.

Serviço

Abertura: 6 de abril de 2010, às 19h

Local: Casa da Cultura de Sombrio – Centro

Período: 7 a 29 de abril (segunda à sexta- feira, das 13h30 às 22h)

Realização: Casa da Cultura de Sombrio e NEA -UFSC

Mais Informações: (48) 3533.1958 com Clair ou 372-18605 ou

Joi Cletison Alves, natural do estado de Santa Catarina/Brasil, é historiador e especialista em história de Santa Catarina. Atualmente exerce a função de Diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC. Atuou na direção do Departamento Artístico Cultural da UFSC onde implantou a Galeria de Arte da Universidade, além de dirigir várias Instituições culturais no Estado de Santa Catarina. Atua como fotógrafo há mais de 30 anos com dezenas de exposições realizadas no Brasil e outros países.

Tags: AçoresexposiçãofotoNEA