Fapesc lança editais para financiar publicações e projetos na área de recursos minerais
Pelo cronograma estabelecido, nos dois editais, o formulário eletrônico estará disponível no site da Fapesc (http://www.fapesc.sc.gov.br) a partir de 4 de março de 2011. A submissão da proposta vai até 15 de abril, e a divulgação dos resultados está agendada para o dia 3 de junho.
A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc) lançou nesta terça-feira (21.12) dois editais voltados para a comunidade científica catarinense. Uma das chamadas públicas é denominada Valorização dos Recursos Minerais e visa ao financiamento de projetos na área da mineração e na formação de um banco de dados da geologia catarinense. O outro edital se chama Publicações e vai patrocinar a edição de livros e revistas de natureza científica ou tecnológica vinculados a temáticas catarinenses ou ao desenvolvimento e à melhoria da qualidade de vida da população de Santa Catarina.
No primeiro caso, o edital é direcionado a pesquisadores e organizações de direito público e privado sem fins lucrativos que atuem na área de recursos minerais. Para as empresas de mineração, o atrativo são as ocorrências de metais base e preciosos nas bacias de Itajaí, Campo Alegre e Corupá, onde suspeita-se da existência de jazidas importantes, inclusive de ouro.
Ainda dentro dessa chamada, a Fapesc destinará recursos para a formação de banco de dados sobre o aproveitamento da pirita, rejeito de carvão de grande potencial poluidor; da argila refratária, que sustenta a forte indústria cerâmica catarinense; e das rochas ornamentais, que são exploradas sem as preocupações ambientais e econômicas ideais em diferentes pontos do Estado.
De acordo com o diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica da Fapesc, César Zucco, a elaboração dos editais contou com a colaboração de especialistas da UFSC, do governo do Estado, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e de outros profissionais do ramo. No caso da pirita, por exemplo, o enxofre – um dos rejeitos do carvão – já vem sendo utilizado na composição do asfalto em municípios do Sul do Estado. “Os resultados são fantásticos, mas queremos induzir a pesquisa e estimular o surgimento de novas aplicações”, diz Zucco.
Em relação às publicações, o diretor da Fapesc explica que, além da edição de livros impressos, a intenção é incentivar a produção de revistas on line, atendendo a um público que já se informa quase só pela internet.
Pelo cronograma estabelecido, nos dois editais, o formulário eletrônico estará disponível no site da Fapesc (http://www.fapesc.sc.gov.br) a partir de 4 de março de 2011. A submissão da proposta vai até 15 de abril, e a divulgação dos resultados está agendada para o dia 3 de junho.
Para o edital Valorização dos Recursos Minerais, a Fapesc oferece prêmios totais de R$ 800 mil, e para as Publicações o valor é de R$ 500 mil. Esta é a última ação do presidente da Fapesc, Antônio Diomário de Queiroz, que não continuará no cargo no futuro governo estadual. Ele afirma que com as chamadas públicas a entidade “atende a antigas reivindicações da comunidade científica catarinense”.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3215-1210 e pelo e-mail cm@fapesc.sc.gov.br.