Economia gerada por licitação viabiliza retomada de obra na UFSC

11/12/2019 15:13

O certame licitatório RDC nº 007/2019 foi homologado pelo Departamento de Licitações (DPL) da UFSC, no dia 27 de novembro de 2019, e teve como foco a retomada da obra de uma edificação do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) com área de 3.441,88m². A disputa realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) teve sua abertura realizada, eletronicamente, no dia anterior, 26. A obra para o CFM estava paralisada desde junho de 2015 e era orçada em R$ 8.284.545,67.

Ricardo Porto, diretor do DPL, explica que “após o processamento dos julgamentos na fase externa do processo licitatório fora auferido um desconto de 18,50% em relação ao valor estimado para esta contratação, produzindo uma economicidade de R$ 1.532.640,95”. Na sua percepção, “é um valor expressivo e vantajoso para os anseios da instituição”.

As vantagens da licitação para a Administração, por meio do desconto alcançado, irá refletir diretamente em eventuais aditivos que possam surgir na fase de execução. O diretor destaca ainda algumas características do processo relacionadas a economicidade (considerando a diferença entre o valor estimado e aquele que será contratado), a celeridade processual (o tempo de abertura do certame e sua homologação) e transparência na condução por meio da contratação de uma obra pública, utilizando-se dos recursos tecnológicos. “Esse é um ganho imensurável em relação aos processos do passado”, enfatizou Porto.

Djennifer Melo, que atua como chefe do Setor de Apoio Administrativo no DPL, destaca os alunos do CFM que, com a retomada das obras paradas desde 2015, poderão usufruir, futuramente, de mais conforto e estrutura adequada para as demandas acadêmicas. Para ela, é uma satisfação “transformar um ato de gestão em realidade concreta em prol de nossa comunidade universitária”.

O presidente da Comissão Permanente de Licitações (CPL) do DPL, Diego Eller Gomes, enfatiza a relevância de atuar em um processo desta grandeza, pois já foi estudante da UFSC e sabe a importância para o acadêmico de poder contar com instalações adequadas e modernas no dia a dia. “A sensação é de orgulho em finalizar mais um RDC para a contratação de uma importante obra”, conclui Eller.

Mais informações: licitacoes.ufsc.br

Tags: CFMDepartamento de LicitaçõesrdcUFSC