Projeto de extensão ‘Cantos de Gaia’ promove encontros de canto e musicoterapia para gestantes

18/05/2018 17:48

O projeto de extensão “Cantos de Gaia”, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove encontros de canto e musicoterapia para gestantes. A atividade é semanal e ocorre toda quarta-feira, a partir do dia 23 de maio, das 15h30 às 17h, no Departamento de Artes.

O objetivo do projeto é proporcionar um momento para a gestante silenciar e cantar, ampliando a suas percepções, consciências e atenção ao ciclo gestacional, de forma a aprofundar a conexão consigo e com o bebê no ventre. As vivências são em grupo, propiciando um espaço de partilha entre as gestantes e de apoio afetivo e comunitário.

O ato de cantar será praticado como um instrumento de comunicação musical afetiva entre a gestante e o bebê em seu ventre. O médico otorrinolaringologista Alfred Tomatis conta, no livro “Noite Uterina”, que o bebê a partir do quarto mês e meio de vida intrauterina já consegue escutar os sons do ambiente. Considerando isso, as vivências sonoras serão desenvolvidas para, por meio da voz materna, embalar os bebês no ventre em um acalanto musical, permeado de ondas sonoras de amor.

As práticas vocais e musicoterapêuticas trabalharão também a consciência corporal da mulher durante a gestação e como preparação para o parto, puerpério e maternidade.  As dinâmicas sonoras envolvem: cantos e músicas para o corpo feminino e para o bebê no ventre; jogos lúdicos de improvisação musical e vocal; meditações sonoras com visualizações criativas; massagem sonora para a gestante e o bebê no ventre; cantos circulares e danças circulares; exercícios corporais de respiração e de vocalização para o parto; improvisações sonoras com instrumentos musicais (harpa, kântele, kalimba, sinos, carrilhões, tambores xamânicos, xilofone, violão, maracás, entre outros).

Sobre o projeto:

O projeto Cantos de Gaia, que surgiu em  2015 promove as seguintes ações de extensão: canto para gestantes, canto para mães e bebês, roda de tambores xamânicos para mulheres, meditações sonoras femininas. É uma realização do Grupo de Pesquisa “Poéticas da Voz”, vinculado ao Curso de Graduação em Artes Cênicas.

Sobre as focalizadoras:

Janaina Martins: fonoaudióloga, especialista em voz, com mestrado e doutorado em Artes Cênicas, pós-doutorado no Reino Unido, com pesquisa na área de cantos femininos. Formação em Terapias Sonoras com a “Sound Healing Academy”, sediada na Inglaterra. Atualmente cursa especialização em Musicoterapia pela Faculdade Candeias. Professora na área de voz há mais de 20 anos, sendo idealizadora do Projeto “Cantos de Gaia”.

Larissa Lis: psicóloga, musicista, cantora e compositora. Tem experiência com canto coral, violão, piano e instrumentos percussivos. Acredita na arte como uma importante ferramenta de promoção de saúde e bem-estar, tendo a música como principal instrumento junto à psicologia. Cursando especialização em Musicoterapia pela Faculdade Candeias. É integrante do projeto “Cantos de Gaia” desde 2017.

Mais informações pelo e-mail cantosdegaia@gmail.com, na página do projeto ou pelo Facebook.

 

Tags: bebêCantoCantos de GaiaextensãogestanteMusicoterapiaProjetoUFSC