UFSC recebe mais de dois mil pesquisadores em Congresso Internacional de Antropologia em julho

27/04/2018 08:01

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará, de 16 a 20 de julho, o 18° Congresso da IUAES (International Union of Anthropological and Ethnological Sciences), evento realizado a cada cinco anos pela organização mundial que reúne cientistas e instituições que atuam nos campos da Antropologia e Etnologia em suas relações interdisciplinares. Com o tema “Mundos (de) encontros: passado, presente e futuro do conhecimento antropológico”, o evento já conta com mais de duas mil antropólogas e antropólogos inscritos, de mais de 90 países.

O Congresso da IUAES ocorre desde 1934, e sua última edição foi em 2013, na cidade de Manchester, Reino Unido. O tema principal desta edição do evento visa à reflexão coletiva sobre o momento atual pelo qual passa a Antropologia em um mundo marcado por desigualdades e diferenças culturais.

Esta será a primeira vez que um país da América do Sul sedia o encontro. Durante os cinco dias estão programados painéis, simpósios, minicursos, workshops, plenárias e assembleias, além de lançamentos de livros, mostra audiovisual, apresentações culturais, entre outras atrações. A intenção é proporcionar uma experiência multicultural, desde a abertura do evento, com uma grande festa junina, até atividades programadas para incluir crianças de 2 a 10 anos de idade, e experiências como visitas às comunidades tradicionais da região, além de atividades culturais e turísticas.

O Congresso é organizado pela IUAES e pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e tem como coordenadora-geral a professora Miriam Pillar Grossi, vice-presidenta da IUAES. O evento conta com apoio Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

Programação

Quatro conferencistas estão confirmadas. A professora Amita Baviskar (Instituto de Crescimento Econômico | Universidade de Delhi | India), a professora Gloria Wekker, (Utrecht University | Holanda), o professor Francis B. Nyamnjoh (Universidade de Cape Town | África do Sul) e o professor Gustavo Lins Ribeiro (Universidad Autonoma de Mexico | Universidade de Brasília).

Além disso, o Congresso terá três plenárias, simpósios organizados por associações internacionais, mais de duzentos painéis com duas mil apresentações orais submetidas e organizadas em 38 eixos temáticos, 32 exposições de pesquisas etnográficas fotográficas, Mostra Audiovisual com 18 filmes etnográficos de 10 países, workshops e reuniões de trabalho.

Os eixos temáticos foram pensados para incluir todas as grandes áreas de estudo da antropologia, bem como fomentar a participação interdisciplinar. São eles: Antropologia do Envelhecimento; Antropologia da África e das populações afro-diaspóricas; Antropologia de arquivos e documentos; Antropologias do Sul; Antropologia do Oriente Médio; Antropologia da Prática e da Agência; Antropologia da Religião e Secularismo; Antropologia da Ciência e Tecnologia; Arqueologia; Antropologia das Artes; Antropologia da Criança, Juventude e Infância; Patrimônio Cultural; Antropologia e Educação; Antropologia Empresarial; Antropologia e Meio Ambiente; Relações Interétnicas; Antropologia dos Alimentos e Nutrição; Antropologia Global; Antropologia da Saúde e Antropologia Médica; Antropologia e Direitos Humanos; Saberes Indígenas; Interseccionalidades; Antropologia do Direito; Antropologia Linguística; Migração e Pessoas Nômades; Museus; Antropologia da Música e Performance; Antropologia do Estado; Antropologia do Risco e Desastres; Antropologia do Esporte; Teoria e Metodologia na Antropologia; Antropologia do Turismo; Antropologia Urbana; Antropologia Visual; Antropologia da Guerra; Antropologia das Mulheres, Gênero e Sexualidade. A lista completa dos painéis abertos separados por tema pode ser acessada no site.

Pré e Pós Eventos IUAES – Brasil

Muitos eventos da área acontecerão antes e depois do 18° Congresso Mundial IUAES, organizados em diversas regiões brasileiras. Os eventos serão coordenados por grupos de antropólogas e antropólogos associados a cursos de graduação, departamentos e programas de pós-graduação em Antropologia, bem como centros temáticos de ensino e pesquisa.

Os eventos têm três objetivos: primeiro, proporcionar aos estudantes brasileiros a oportunidade de conhecer antropólogos do mundo todo; segundo, permitir que estudiosos estrangeiros conheçam diferentes cidades e instituições acadêmicas do país; e terceiro, reforçar redes de cooperação internacional e compartilhar conhecimento dentro dos pilares temáticos da IUAES e ABA.

Confira a programação dos pré e pós-eventos no site do Congresso. Para mais informações sobre os eventos antes e depois do Congresso, escreva para prepostevents@iuaes2018.org.

Mais informações:
Site do evento
Página no Facebook
E-mail: iuaesbrazil2018@gmail.com

Tags: antropologiaAssociação Brasileira de Antropologia (ABA)International Union of Anthropological and Ethnological SciencesIUAESMiriam GrossiUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina