Submissão de trabalhos para evento internacional em Física de Hádrons segue até segunda, 19

16/02/2018 09:14

A física de Hádrons é considerada uma área na interface da física de campos e partículas com a física nuclear, englobando diversos aspectos e características dessas duas grandes áreas. O evento contempla a apresentação e discussão de temas atuais em 4 minicursos, 13 seminários e cerca de 50 painéis. Além de palestrantes de diversas universidades brasileiras, são esperados pesquisadores da França, Estados Unidos, Argentina e Suécia. Todas as palestras serão proferidas em inglês.

Na programação serão comemorados os 30 anos da série de Workshops Internacionais em Física de Hádrons, que acontece a cada dois ou três anos desde 1988. O evento tem formato de escola avançada, constituída de cursos didáticos e de palestras temáticas, em temas de fronteira na área da física das interações fortes, assim como apresentação de painéis. “A série caracteriza-se pela participação ativa de estudantes de pós-graduação e pós-doutorandos, além de jovens pesquisadores recém-contratados em instituições de ensino. Ela também promove a colaboração entre grupos de América Latina e grupos de excelência distribuídos no mundo”, afirma o professor Emmanuel de Oliveira, que faz parte da comissão organizadora do evento.

Serão abordados tópicos atuais relacionados com os modernos experimentos de colisões de íons pesados conduzidos no CERN (Genebra) e  no RHIC (Long Island, EUA), além do papel da Cromodinâmica Quântica (QCD) na descrição de propriedades nucleares e estrutura de objetos estelares compactos deverá ser amplamente discutido durante o evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC.

Tags: FapescFísica de HádronsUFSCXIV Workshop Internacional em Física de Hádrons