Grupo Teatral Abaporu estreia espetáculo ‘Clownsificados’ neste domingo

21/11/2017 09:54

O Grupo Teatral Abaporu do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estreia neste final de semana o espetáculo “Clownsificados”. A estreia acontece neste domingo, 26 de novembro, às 18h, na Caixa Preta – térreo do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no local a partir de uma hora antes da apresentação. O espetáculo não possui falas, sendo acessível para o público surdo.

Foram quatro meses de processo para levar aos palcos um divertido enredo, onde cinco palhaços desempregados buscam uma nova fonte de sustento diante do público. Valendo-se de uma dose certa de humor, o trabalho questiona o fazer artístico e a dura realidade de não se poder ganhar a vida somente com a arte.

Com mais de três anos de pesquisas em torno das máscaras (da neutra ao clown), este é o segundo espetáculo do grupo – que no primeiro semestre estreou “Pegando do Resto”, espetáculo que também segue no repertório da companhia.

Em “Clownsificados” é explorada a linguagem da menor máscara do mundo: o nariz vermelho. A peça apresenta palhaços em situações atrapalhadas, nas quais tentam desempenhar um papel que não lhes foi vocacionado. O trabalho foi realizado durante as disciplinas de Atuação e Encenação IV do curso de Artes Cênicas da UFSC, que completa neste semestre dez anos de sua criação.

Sinopse

A vida nem sempre é feita de sorrisos, nem mesmo quando você nasceu para ser palhaço. Quando faltam as gargalhadas, falta também o papel-moeda. O que seria do artista se ele fosse forçado a não mais fazer arte? Como se sairia tendo que performar um papel que não o de sua natureza? Em Clownsificados os palhaços do Grupo Abaporu tentam ganhar a vida em outros trabalhos, porém seus desempenhos são questionáveis. Cinco clowns a procura de um emprego encontram em uma folha de jornal a solução: uma plateia!

Diretoras: Blenda Trindade e Laura Wilbert Gedoz
Elenco: Gleydson Garcia, Igor Gomes, João Quinalha, Maykon José e Pitita Blasius.
Dramaturgia, trilha sonora e engenhocas: Grupo Abaporu
Produção Executiva: Olivia Dias