Exposição do fotógrafo Tasso Scherer integra o Projeto Experimenta e segue no Hall da Reitoria

03/11/2017 11:43

A exposição “Imagens & Textos”, do fotógrafo Tasso Scherer, passou a integrar a programação do Projeto Experimenta, realização da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, e segue aberta à visitação do público no Hall da Reitoria da Universidade, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, até o dia 10 de novembro.

A exposição apresenta 32 fotos, na sua grande maioria coloridas, em tamanho de 40×60 cm, cada uma contendo um texto, uma leitura-depoimento de pessoas de várias áreas de atuação, como professores, médicos, engenheiros, artistas plástico e de teatro, cineastas, jornalistas, que escreveram as suas impressões sobre as fotos do artista.

As fotos mostram aspectos da cultura de Florianópolis — cidade onde o artista nasceu, foi criado e ainda vive —, revelando paisagens, barcos, casarios, pessoas, momentos do cotidiano. Também há imagens de outras cidades do estado, mas sem serem identificadas; pois, para o artista, essas fotos ganham um caráter universal, uma vez que a beleza pode ser encontrada em qualquer lugar. As fotos não possuem título. Segundo o artista, isso foi proposital, deixando a liberdade para que cada espectador elabore a sua legenda, o seu texto para cada foto, conforme as percepções de cada um.

O fotógrafo intensificou o seu trabalho com a fotografia há seis anos, após adquirir mais conhecimento das técnicas e, desde então, realiza as suas “saídas fotográficas” com a intenção de retratar e conhecer melhor a sua terra. “Apaixonado pela fotografia e pela terra catarinense, uni essas duas paixões para meu deleite e para deixar um pequeno registro de suas belezas arquitetônicas, naturais e da gente que aqui vive”, diz o artista.

Com imagens selecionadas dentre centenas de fotos, a exposição tem curadoria da professora e artista plástica Ju Crispe e do cineasta Zeca Pires e é uma promoção do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sobre o fotógrafo

Tasso Scherer nasceu no dia 17 de abril, de 1960, em Florianópolis. Cursou o Ginasial e o Colegial no Colégio de Aplicação da UFSC.

Foi aprovado no vestibular da UFSC, em 1978, para o curso de Economia, o qual cursou por quatro anos, sem concluir.

Começou a fotografar por volta de 2011, com o objetivo de registrar o nascimento e o crescimento do seu último filho. Gostou da empreitada e não largou mais a câmera, que passou a ser o seu próprio olho.

Buscando novos conhecimentos, ingressou no Curso Técnico do SENAC, em maio de 2013, finalizando-o em julho do mesmo ano.

Em 2017 ingressou no Curso de Graduação em Fotografia da UNIVALI.

Atualmente o fotógrafo dedica-se exclusivamente à fotografia.

No Hall da Reitoria da UFSC, realizará a sua primeira exposição.

SERVIÇO:

O quê: Exposição “Imagens & Textos” do fotógrafo Tasso Scherer.

QuandoAté 10 de novembro.

Onde: Hall da Reitoria da UFSC, Praça da Cidadania.

Quanto: gratuito e aberto à comunidade.

Contato: Departamento Artístico-Cultural (DAC) (48) 3721-3853 e 3721-9447 – www.dac.ufsc.br

[CW] DAC/SeCArte/UFSC, com informações dos organizadores

Tags: exposiçãofotografiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina