Alunos de Agronomia e Zootecnia participam da disciplina ‘Vivência em Agricultura Familiar’

19/05/2017 11:59

Colheita de maçã em São Joaquim. (Foto: Divulgação)

Os cursos de Agronomia e Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) têm em sua ementa, a disciplina de Vivência em Agricultura Familiar, ofertadas para alunos da 4ª fase. Durante este primeiro semestre letivo, a disciplina aconteceu em São Joaquim. Os estudantes ficaram, durante 21 dias, alojados gratuitamente nas propriedades rurais e contaram com o auxílio da Prefeitura Municipal de São Joaquim, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e de agricultores e agricultoras e suas famílias.

Acolhimento aos estudantes (Foto: Divulgação)

O objetivo principal é proporcionar aos estudantes o convívio com a realidade do meio rural e a dinâmica do processo produtivo, considerando os componentes socioeconômicos, culturais e ambientais, a interação com os agricultores e a vivência dos diferentes aspectos positivos e negativos na rotina diárias de uma propriedade agrícola.

Segundo a professora Daniela Pacífico, O cumprimento de tais objetivos é um esforço que vem sendo realizado pela UFSC há mais de 20 anos para qualificar o processo de formação profissional dos estudantes de Agronomia e Zootecnia.

Tags: CCAUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina