DIVULGA UFSC – 11/04/2017 – edição 858

11/04/2017 09:36

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 11/04/2017 – Edição 858

Laboratório de Experimentação Remota do campus Araranguá recebe prêmio internacional

O  Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (GT-MRE), projeto desenvolvido pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), do campus de Araranguá da UFSC, recebeu o prêmio GOLC (Global Online Laboratory Consortium), de melhor laboratório controlado remotamente. O GOLC é uma entidade formada por universidades como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Universidade de Queensland e a Universidade do Porto. A premiação ocorreu durante a conferência REV 2017 (14th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation), realizada entre os dias 15 e 17 de março, em Nova York (EUA), e foi recebida pela Universidade de Deusto, instituição parceira RExLab. Continue a leitura » » .

UFSC firma acordo de cooperação com Instituto Vilson Groh

A UFSC e o Instituto Padre Vilson Groh (IVG), localizado em Florianópolis, firmaram uma parceria no final da manhã da última sexta-feira, 7 de abril. A assinatura do acordo de cooperação foi realizada na Sala dos Conselhos, no piso térreo da Reitoria, em Florianópolis.  O acordo tem o objetivo de incentivar o intercâmbio técnico, científico, cultural e administrativo, de instalações físicas, equipamentos e de recursos humanos entre as duas instituições para o desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão, cursos de pós-graduação, estágios e outros serviços de interesse comum. O IVG desenvolve mais de 30 projetos em sete instituições que atendem crianças, adolescentes, jovens e adultos da Grande Florianópolis. Continue a leitura » » .

‘Revista Katálysis’ abre chamada para artigos

Revista Katálysis, dedicada à publicação de trabalhos sobre assuntos atuais e relevantes no âmbito do Serviço Social, áreas afins e suas relações interdisciplinares, abre chamada de artigos para duas edições. Continue a leitura>>.

‘A globalização e a América do Sul-Mercosul’ é tema de aula magna dos cursos de Relações Internacionais

Os cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais e o Centro Acadêmico convidam para a aula magna “A globalização e a América do Sul-Mercosul”, com Florisvaldo Fier, mais conhecido como “Dr. Rosinha” – alto representante-geral do Mercosul (2015-2016), presidente do Parlamento do Mercosul (2008-2009), deputado federal PT/PR (1999-2015) – no dia 12 abril de 2017 (quarta-feira), às 14h20min, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) .

Congresso dos Pesquisadores Negros da Região Sul prorroga inscrições

As inscrições para apresentação de trabalho (Comunicação Oral, Pôster, Oficinas e Minicurso) no III Congresso dos Pesquisadores Negros da Região Sul – III Copene Sul  foram prorrogadas para o dia 23 de abril. Com o tema “Negras e negros no sul do Brasil: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira”, os participantes podem escolher entre os 20 eixos temáticos aqueles que dialogam com suas pesquisas. O congresso será realizado de 10 a 13 de julho no Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC. Mais informações no site do Congresso.

Emissão de cartões do RU funcionará das 7h30 às 17h entre os dias 11 e 20

O Restaurante Universitário (RU/UFSC) informa que o setor de Emissão de Cartões funcionará, excepcionalmente, entre 11 e 20 de abril, das 7h30 às 17h. Informações pelo telefone (48) 3721-6234.

Centro de Desportos recebe inscrições para aulas de hidroginástica

A Coordenadoria de Extensão do Centro de Desportos da UFSC recebe inscrições para as vagas remanescentes das turmas de hidroginástica. As matriculas encerram quando as vagas estiverem esgotadas ou às 12h do dia 12 de abril. Mais informações aqui.

MArquE recebe exposição de arte indígena contemporânea a partir de 11 de abril

O MArquE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC recebe a exposição de arte indígena contemporânea It was Amazon/Era uma vez Amazônia de 11 a 29 de abril. A mostra é uma provocação voluntária do premiado artista indígena Jaider Esbell, do povo Makuxi, do estado de Roraima. Santa Catarina é o nono estado a receber a exposição que teve início no nordeste, em 2016. O artista recebe convidados para a abertura, com ritual no dia 11 de abril, às 16h, no hall principal do museu. Durante o período, o artista faz agenda visitando comunidades, escolas e, no dia 19, Dia do Índio, às 16h, no auditório do MArquE, realizará uma fala aberta ao público. Continue a leitura » ».

Projeto 12:30 recebe a banda O Buraco de Minhoca, nesta quarta-feira, 12 de abril

A banda O Buraco de Minhoca se apresenta no palco do Projeto 12:30, nesta quarta-feira, 12 de abril. Formada por Cecia Lara (vocal), Jonas Benedet (baixo, violões, teclado e vocal) e Luis Guilherme (guitarra, violões e vocal) a banda apresenta um repertório musical autoral. O show é gratuito e aberto à comunidade e será realizado às 12h30, em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos.

Fotografia em branco e preto com um olhar nas cores do mar catarina

As imagens se alternam entre o cotidiano e as paisagens da Ilha de Santa Catarina. Em preto e branco, mostram as transformações, para o bem ou para o mal, nas últimas décadas do século XX registradas pelas lentes de João Pedro Assumpção Bastos e Antonio Rubilar Ferreira Leão e apresentadas no livro Litoral Catarinense – Impressões. O lançamento foi realizado ontem (10/4), restaurante Kibelândia, região central de Florianópolis.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook


Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina